DANTAS, Aline Ticiana De Andrade et al.. . Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31444>. Acesso em: 07/11/2024 09:42
O presente artigo analisa através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa quais são as representações da figura negra no âmbito escolar para alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Investigando como os livros didáticos dos respectivos anos apresentam a Literatura Africana em seus conteúdos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plínio Lemos, localizada na cidade de Puxinanã, Paraíba, onde problematizaremos através da análise dos questionários se a Lei n° 10.639/03 que inclui o ensino da História e Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras está sendo posta em prática efetivamente. Com base nos resultados, pudemos refletir sobre os problemas e possibilidades de se praticar o ensino da literatura negra com os estudantes e como ainda é escasso o conteúdo relacionado à cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos, tendo em vista que ainda são poucas as obras que consideram as produções africanas para o ensino de literatura. Tomaremos como base para a produção desse artigo as contribuições dos PCNs de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio, bem como a Lei nº 10.639/03 e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como dialogando com autores que já se debruçaram sobre a temática. Uma vez que preservar e reconhecer nossa cultura negra proporciona aos alunos uma construção do conhecimento e sua auto identificação como sujeitos críticos e reflexivos na sociedade.