RESUMO: Afirmar que um aluno recém-ingresso na graduação é iletrado, de modo absoluto e genérico torna-se um equívoco à luz dos estudos dos Letramentos Acadêmicos, pois a leitura e a produção escrita muda de acordo com o contexto e de acordo com os sujeitos envolvidos (FIAD, 2011). Nesse sentido, analisar as práticas de escrita vivenciadas pelos alunos de graduação na escrita dos textos acadêmicos é uma forma de reconhecer os conflitos existentes entre as práticas já experienciadas e o letramento acadêmico. Face a essas constatações, este trabalho questiona: Como alunos novatos interagem em práticas de letramento acadêmico que eles precisem usar a escrita para atender fins específicos da disciplina. Desse modo, elege como objetivo geral: identificar práticas de letramento acadêmico, particularmente, práticas de ensino da escrita de textos acadêmicos e, de modo específico: a) identificar práticas de letramento acadêmico que envolvem a leitura e a produção escrita de textos; b) reconhecer as estratégias utilizadas pelos alunos na leitura e na produção escrita dos resumos. A implantação e o desenvolvimento deste trabalho demandam procedimentos típicos do paradigma qualitativo e interpretativo de pesquisa (CHIZZOTTI, 2003). Para tanto, constitui-se corpus deste trabalho uma atividade de leitura e de produção de um resumo aqui representado pelas respostas das duas questões dadas por cinco alunos. Os resultados revelam que os graduandos novatos, mesmo com poucas explicitações sobre o gênero estudado - resumo-, utilizam práticas de leitura e de escritas adequadas, de certa forma, para a produção do gênero resumo, tais como: síntese e objetividade. O que demonstra que através de um perspectiva de letramentos acadêmicos, tais alunos negociam posições que ora nega e ora rejeita as posições legitimadas.