Diante das vivências nas atividades de extensão desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Fitoterapia, foi observado um déficit no conhecimento sobre plantas tóxicas por parte dos alunos das escolas municipais, onde as atividades foram realizadas e, até mesmo, por parte dos profissionais das escolas. A importância de um projeto de extensão com esse tema reside na necessidade de criação de espaços de comunicação em alguns diferentes cursos da universidade com o objetivo de capacitação de futuros profissionais educadores, a partir de informações existentes sobre o tema em questão bem como na importância da realização de medidas preventivas. Destaca-se ainda a importância de retratar a realidade do perigo a partir da exposição descontrolada de plantas tóxicas que podem causar reações adversas riscos por sua superdosagem. A atividade foi realizada a partir da metodologia da pesquisa-ação, caracterizada como um tipo de pesquisa social realizada em associação com a resolução de um problema coletivo. Essa metodologia mostra-se eficaz aplicada para uma melhor formação profissional inclusive em projetos de extensões universitárias. A atividade teve como público alvo, de modo direto, os universitários que matriculados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Campina Grande/PB. Em discussões desenvolvidas durante a ação extensionista, os participantes foram convidados a simular métodos dos quais poderiam lançar mão na sala de aula para o ensino de crianças, visando prevenção de intoxicações. Uma das estratégias de ensino mais citadas durante as simulações foi a realização de abordagens lúdicas, onde as crianças são inseridas em situações divertidas e prazerosas, potencializando o aprendizado através de encenações, jogos educativos e dinâmicas grupais, por exemplo. Também foi sugerida a participação dos pais em sala de aula para a construção compartilhada do saber prevencionista. Os petianos e participantes foram beneficiados com uma formação de qualidade no que se refere a temática abordada, sendo melhor preparados para as demandas que existem na realidade de trabalho em escolas e institutos de educação. Espera-se, com isso, contribuir para melhorar o trabalho futuramente desenvolvido por estes discentes, seja no serviço privado ou público, beneficiando, também, as populações.