A diversificação do material didático no ensino de ciências é de grande importância no processo de aprendizagem. Dentre muitos materiais, os modelos moleculares têm se demostrado, de acordo com a literatura, eficaz no que diz respeito aos resultados obtidos com sua utilização. Um modelo é a representação simplificada de um fenômeno no qual concentra a atenção em aspectos específicos e facilita o pensamento científico.2 Diante disso, o conteúdo de conservação da massa foi abordado durante as aulas de Estágio Supervisionado IV, em duas turmas de 1º Ano do Ensino Médio, utilizando modelos moleculares para a representação de reagentes e produtos numa reação química. O trabalho consistiu em 3 momentos, em que houve questionário prévio, explanação do conteúdo, exemplificação utilizando o modelo molecular e manuseio do mesmo por parte dos alunos.Por fim, uma atividade avaliativa e um questionário. A partir dos resultados obtidos, tanto quantitativamente como durante o decorrer das aulas, fica evidente a importância da utilização de metodologias e materiais didáticos diversificados, como por exemplo, o modelo molecular, na abordagem dos conteúdos de química, pois contribuem positivamente para o processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que para um bom resultado da ferramenta, faz-se necessário uma demonstração prévia da utilização do modelo e explanação do conteúdo, bem como acompanhamento estratégico dos alunos, a fim de que o processo de manuseio do material.