Este artigo busca refletir sobre as minhas experiências imersas na educação, desde o tempo de escola, à inserção na universidade, a partir do trabalho com memória. Trata-se de um relato de experiência de memória e história de vida e docência, realizada a partir do componente curricular na pós-graduação em Formação de Professores, no sentido de mostrar a importância da história de vida de professora para a história da educação brasileira. O principal objetivo do artigo é discutir sobre a minha trajetória de vida e memória desde os tempos de escola à universidade e as maneiras como estabeleço conexão entre o passado e o presente vivido através de minhas lembranças, apontando os principais aspectos de minha vida no qual neste estudo ressalto a respeito das reminiscências da infância até a docência, no memorial fui demarcando o caminhar de educanda para educadora. Como proposta de abordagem teórica, apresentamos as contribuições dos estudos sobre memória a partir dos estudos desenvolvidos por Jane Silva (2010) e Costa (2012), discuti a docência através de Tardif (2014) e identidade em Tomaz Tadeu da Silva (2009). A abordagem metodológica da pesquisa está centrada na perspectiva autobiográfica tendo como suportes as fontes documentais tais como: fotografias, relatos de experiência. Acredito que a história de vida do(a) educador(a), delineada a partir das memórias e relatos orais, são aspectos ricos que constituem a profissionalidade docente, partindo das vivências e experiências que trazem consigo os reflexos do profissional que se tornaram hoje. Dessa maneira, ao escrever sobre nós mesmos, vamos conjeturando sobre como nos tornamos quem somos, e especificamente na formação como profissional docente, vamos refletindo sobre quem somos no contexto da educação. Os nossos saberes e práticas vão sendo reconfigurados, na constituição da nossa autobiografia, para assim, fazermos novas leituras de nós mesmos.