TRAVESSIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE MEMORIAL DE HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31426 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "TRAVESSIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE MEMORIAL DE HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre as minhas experiências imersas na educação, desde o tempo de escola, à inserção na universidade, a partir do trabalho com memória. Trata-se de um relato de experiência de memória e história de vida e docência, realizada a partir do componente curricular na pós-graduação em Formação de Professores, no sentido de mostrar a importância da história de vida de professora para a história da educação brasileira. O principal objetivo do artigo é discutir sobre a minha trajetória de vida e memória desde os tempos de escola à universidade e as maneiras como estabeleço conexão entre o passado e o presente vivido através de minhas lembranças, apontando os principais aspectos de minha vida no qual neste estudo ressalto a respeito das reminiscências da infância até a docência, no memorial fui demarcando o caminhar de educanda para educadora. Como proposta de abordagem teórica, apresentamos as contribuições dos estudos sobre memória a partir dos estudos desenvolvidos por Jane Silva (2010) e Costa (2012), discuti a docência através de Tardif (2014) e identidade em Tomaz Tadeu da Silva (2009). A abordagem metodológica da pesquisa está centrada na perspectiva autobiográfica tendo como suportes as fontes documentais tais como: fotografias, relatos de experiência. Acredito que a história de vida do(a) educador(a), delineada a partir das memórias e relatos orais, são aspectos ricos que constituem a profissionalidade docente, partindo das vivências e experiências que trazem consigo os reflexos do profissional que se tornaram hoje. Dessa maneira, ao escrever sobre nós mesmos, vamos conjeturando sobre como nos tornamos quem somos, e especificamente na formação como profissional docente, vamos refletindo sobre quem somos no contexto da educação. Os nossos saberes e práticas vão sendo reconfigurados, na constituição da nossa autobiografia, para assim, fazermos novas leituras de nós mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DE VIDA, MEMORIAL, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID317_21082017145658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BARBOSA" "autor_email" => "jessicakeka@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31426 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "TRAVESSIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE MEMORIAL DE HISTÓRIA DE VIDA E DOCÊNCIA" "resumo" => "Este artigo busca refletir sobre as minhas experiências imersas na educação, desde o tempo de escola, à inserção na universidade, a partir do trabalho com memória. Trata-se de um relato de experiência de memória e história de vida e docência, realizada a partir do componente curricular na pós-graduação em Formação de Professores, no sentido de mostrar a importância da história de vida de professora para a história da educação brasileira. O principal objetivo do artigo é discutir sobre a minha trajetória de vida e memória desde os tempos de escola à universidade e as maneiras como estabeleço conexão entre o passado e o presente vivido através de minhas lembranças, apontando os principais aspectos de minha vida no qual neste estudo ressalto a respeito das reminiscências da infância até a docência, no memorial fui demarcando o caminhar de educanda para educadora. Como proposta de abordagem teórica, apresentamos as contribuições dos estudos sobre memória a partir dos estudos desenvolvidos por Jane Silva (2010) e Costa (2012), discuti a docência através de Tardif (2014) e identidade em Tomaz Tadeu da Silva (2009). A abordagem metodológica da pesquisa está centrada na perspectiva autobiográfica tendo como suportes as fontes documentais tais como: fotografias, relatos de experiência. Acredito que a história de vida do(a) educador(a), delineada a partir das memórias e relatos orais, são aspectos ricos que constituem a profissionalidade docente, partindo das vivências e experiências que trazem consigo os reflexos do profissional que se tornaram hoje. Dessa maneira, ao escrever sobre nós mesmos, vamos conjeturando sobre como nos tornamos quem somos, e especificamente na formação como profissional docente, vamos refletindo sobre quem somos no contexto da educação. Os nossos saberes e práticas vão sendo reconfigurados, na constituição da nossa autobiografia, para assim, fazermos novas leituras de nós mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DE VIDA, MEMORIAL, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID317_21082017145658.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DE SOUSA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BARBOSA" "autor_email" => "jessicakeka@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }