AMARELINHA MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO E APRESENTAÇÃO DO JOGO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO III
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É neste cenário que encontramos como uma possível alternativa a utilização dos jogos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Em momentos de brincadeira, observa-se o quanto as crianças ficam envolvidas com a atividade além de desenvolver suas capacidades de raciocínio e de questionar e resolver problemas. Levando em isto consideração, durante a disciplina de Prática de Ensino III – Filosofia da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) da Unidade Descentralizada de Campos Sales foi proposto como atividade para os discentes a elaboração e confecção de jogos matemáticos, onde idealizamos o jogo da Amarelinha Matemática.\r\n O objetivo desse jogo é revisar as quatro operações de forma lúdica, tornando mais fácil e agradável o ensinar e aprender, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espírito competitivo. Desta forma pensou-se na amarelinha para trabalhar esses conteúdos justamente por ser um jogo dinâmico e que nos dias atuais as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos não utilizam mais.\r\n O presente trabalho vem relatar como foi o trabalho de formulação e construção do jogo Amarelinha Matemática e a sua apresentação na Feira Regional de Jogos Matemáticos, promovida pela URCA nas cidades de Campos Sales, Araripe e Salitre, localizadas na Região Cariri Oeste do Ceará. 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