A Matemática é considerada por grande parte dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Um dos grandes desafios encontrados pelos professores e pesquisadores voltados à Educação Matemática é, sem dúvida, a necessidade de buscar constantemente por novas metodologias que sejam capazes de auxiliar no processo de ensino, trazendo aos estudantes uma aprendizagem significativa. É neste cenário que encontramos como uma possível alternativa a utilização dos jogos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Em momentos de brincadeira, observa-se o quanto as crianças ficam envolvidas com a atividade além de desenvolver suas capacidades de raciocínio e de questionar e resolver problemas. Levando em isto consideração, durante a disciplina de Prática de Ensino III – Filosofia da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) da Unidade Descentralizada de Campos Sales foi proposto como atividade para os discentes a elaboração e confecção de jogos matemáticos, onde idealizamos o jogo da Amarelinha Matemática.
O objetivo desse jogo é revisar as quatro operações de forma lúdica, tornando mais fácil e agradável o ensinar e aprender, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espírito competitivo. Desta forma pensou-se na amarelinha para trabalhar esses conteúdos justamente por ser um jogo dinâmico e que nos dias atuais as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos não utilizam mais.
O presente trabalho vem relatar como foi o trabalho de formulação e construção do jogo Amarelinha Matemática e a sua apresentação na Feira Regional de Jogos Matemáticos, promovida pela URCA nas cidades de Campos Sales, Araripe e Salitre, localizadas na Região Cariri Oeste do Ceará.