Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A CONTRIBUIÇÃO DO EXTERNO PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30995
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO EXTERNO PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como intuito relatar experiências vivenciadas partir de atividades realizadas através da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Letras, Habilitação Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. O objetivo deste trabalho foi verificar a assimilação dos conteúdos do eixo literatura na disciplina de Português da turma do 2º ano do ensino médio modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, localizada na cidade de Guarabira- Paraíba, foi maior com o uso de fatores externos, ou seja, com o auxilio de músicas e vídeoclips, esses que são intensamente presentes na vivência e no ambiente dos quais os alunos participam ativamente no dia-a-dia. Para isso, as aulas foram preparadas com o intuito de obter registros antes e depois da inserção do externo na aula dividindo-a em dois momentos distintos, o conteúdo trabalhado se deteve às escolas literárias Barroco e Arcadismo. No primeiro momento foi trabalhado o conteúdo referente ao Barroco de forma convencional, utilizando-se apenas dos matérias quadro, giz e livro didático; em um segundo momento inserindo o externo nas aulas foi abordado o conteúdo sobre o Arcadismo. Todas as aulas foram finalizadas com a aplicação de exercícios que serviram para mensurar o possível aumento ou diminuição de absorção do exposto. Como aparato teórico foram usados, Ayres (2008) Práticas pedagógicas competentes, Rafael (2010) Refletindo sobre a relação novo/velho no ensino de português, entre outros. Ao fim desse trabalho, é apresentado os resultados obtidos a partir das avaliações aplicadas junto à turma, bem como as observações feitas pelo professor regular da turma sobre a metodologia utilizada nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID644_14082017211407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MASENILDO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MASENILDO SOARES"
    "autor_email" => "masenildo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30995
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO EXTERNO PARA UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS NO ENSINO DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Resumo: O presente artigo tem como intuito relatar experiências vivenciadas partir de atividades realizadas através da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Letras, Habilitação Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. O objetivo deste trabalho foi verificar a assimilação dos conteúdos do eixo literatura na disciplina de Português da turma do 2º ano do ensino médio modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, localizada na cidade de Guarabira- Paraíba, foi maior com o uso de fatores externos, ou seja, com o auxilio de músicas e vídeoclips, esses que são intensamente presentes na vivência e no ambiente dos quais os alunos participam ativamente no dia-a-dia. Para isso, as aulas foram preparadas com o intuito de obter registros antes e depois da inserção do externo na aula dividindo-a em dois momentos distintos, o conteúdo trabalhado se deteve às escolas literárias Barroco e Arcadismo. No primeiro momento foi trabalhado o conteúdo referente ao Barroco de forma convencional, utilizando-se apenas dos matérias quadro, giz e livro didático; em um segundo momento inserindo o externo nas aulas foi abordado o conteúdo sobre o Arcadismo. Todas as aulas foram finalizadas com a aplicação de exercícios que serviram para mensurar o possível aumento ou diminuição de absorção do exposto. Como aparato teórico foram usados, Ayres (2008) Práticas pedagógicas competentes, Rafael (2010) Refletindo sobre a relação novo/velho no ensino de português, entre outros. Ao fim desse trabalho, é apresentado os resultados obtidos a partir das avaliações aplicadas junto à turma, bem como as observações feitas pelo professor regular da turma sobre a metodologia utilizada nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID644_14082017211407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MASENILDO SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MASENILDO SOARES"
    "autor_email" => "masenildo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como intuito relatar experiências vivenciadas partir de atividades realizadas através da disciplina de Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Letras, Habilitação Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III. O objetivo deste trabalho foi verificar a assimilação dos conteúdos do eixo literatura na disciplina de Português da turma do 2º ano do ensino médio modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Benvindo, localizada na cidade de Guarabira- Paraíba, foi maior com o uso de fatores externos, ou seja, com o auxilio de músicas e vídeoclips, esses que são intensamente presentes na vivência e no ambiente dos quais os alunos participam ativamente no dia-a-dia. Para isso, as aulas foram preparadas com o intuito de obter registros antes e depois da inserção do externo na aula dividindo-a em dois momentos distintos, o conteúdo trabalhado se deteve às escolas literárias Barroco e Arcadismo. No primeiro momento foi trabalhado o conteúdo referente ao Barroco de forma convencional, utilizando-se apenas dos matérias quadro, giz e livro didático; em um segundo momento inserindo o externo nas aulas foi abordado o conteúdo sobre o Arcadismo. Todas as aulas foram finalizadas com a aplicação de exercícios que serviram para mensurar o possível aumento ou diminuição de absorção do exposto. Como aparato teórico foram usados, Ayres (2008) Práticas pedagógicas competentes, Rafael (2010) Refletindo sobre a relação novo/velho no ensino de português, entre outros. Ao fim desse trabalho, é apresentado os resultados obtidos a partir das avaliações aplicadas junto à turma, bem como as observações feitas pelo professor regular da turma sobre a metodologia utilizada nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.