Este trabalho é fruto das discussões do componente “Educação do Campo: princípios e fundamentos” cursado na Especialização em Educação do Campo da UFPB no primeiro semestre de 2017. Nosso objetivo é elucidar os resultados da disciplina que utilizou a metodologia da pedagogia da alternância, pautada no momento de discussões teóricas em sala de aula e no tempo comunidade. Nesse sentido, essa comunicação terá como eixo norteador a análise da presença de uma educação do e no campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Irineu José de Maria, localizada no Sítio Manguape, município de Montadas-PB, agreste do estado. Traremos uma discussão sobre os fundamentos e histórico da educação do campo no Brasil e refletiremos sobre a escola e a comunidade em que está inserida, em uma tentativa de traçar considerações e apontar caminhos pedagógicos de valorização do campo e dos seus sujeitos. Para isso, realizamos visitas na escola e entrevistas com a professora do ensino infantil e a gestora escolar em exercício no fito de enxergar a cultura da escola, suas práticas e interligação com a realidade ao derredor e as experiências dos alunos. Travamos um diálogo com autores/as da área como Roseli Caldart, Sônia Meire e outros/as que nos ajudaram a traçar aqui essas considerações. Esperamos contribuir com discussões a respeito da educação do campo efetivada no estado da Paraíba e em particular ênfase na rede municipal de ensino de Montadas. São muitos os desafios, mas enxergamos uma abordagem do campo em potencial elucidada na prática docente da escola e nas perspectivas traçadas.