Vivenciamos um avanço do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) no contexto contemporâneo, em distintas esferas da sociedade, no que diz respeito ao contexto educacional, a presença desses artefatos tecnológicos que compõem as TIC, vem ganhando notoriedade, apresentando perspectivas de alterações na forma de se conceber e de se estruturar as práticas educacionais, nesse contexto, o presente artigo trata de uma reflexão crítica acerca do uso das TIC nas práticas educativas, é de abordagem qualitativa no formato de revisão bibliográfica, tendo como objetivo fomentar a discussão em torno da concepção e uso das TIC no contexto das práticas educativas, fundamentada em autores que tratam da temática, como Kenski(2012), Cysneiros(1999), Belloni(2001), Alves(2002), Lion(1997), Mercado(2002). A partir das discussões suscitadas, por meio da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que embora as TIC possibilitem um caráter de mudança e melhoria das práticas educativas, no entanto, a depender da concepção de ensino do docente, pode manter a presença de práticas educativas tradicionais, considerando-se a ideia de permanência. sendo necessário a superação desse modelo educacional tradicional que pode vir a se apresentar, mesmo com o uso desses artefatos eletrônicos, dessa forma, pensando na perspectiva de superação desse modelo reprodutivista, propomos como caminhos possíveis, tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas com o uso das TIC no sentido da transformação, o atrelamento dessa prática envolvendo as TIC, com a concepção de homem, autônomo, protagonista, a articulação contínua entre teoria e prática, a interdisciplinaridade, a vinculação com a concepção de sociedade do conhecimento, o planejamento e a formação de professores.