LOSS, Dulce Edite Soares. Humgbê e suas práticas num terreiro de candomblé. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31239>. Acesso em: 23/12/2024 01:03
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar as práticas educativas desenvolvidas no cotidiano de um terreiro de candomblé, assim como explicitar como se deu o processo de construção e transmissão desses saberes culturais. Fundamentadas na tradição, hierarquia, oralidade e ancestralidade, as práticas educativas no seio social destas comunidades circulam sob diferentes nuances: o culto aos ancestrais, as músicas e vestimentas, a beleza poética das danças de deuses, a riqueza simbólica dos mitos e rituais pertinentes ao culto, o sentido da ética e da ecologia que impregnam a vida cotidiana de uma casa de candomblé. A formação de identidades tem nos sistemas culturais uma produção incessante de significados e sentidos que é a essência da educação e da religião. Analisar esta temática é contribuir para com a História Cultural que se tem oferecido cada vez mais como campo historiográfico aberto a novas conexões com outras modalidades historiográficas e campos de saber. O objeto selecionado para este estudo foi a dimensão educativa da cultura das religiões de matriz africana e que nos levou a problematizar como desenvolveu os processos educativos de construção e transmissão de saberes culturais nas práticas cotidianas de um terreiro de candomblé. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia utilizada fez uso de um levantamento bibliográfico assim como o uso da História Oral por meios de entrevistas semi estruturadas para dar voz bem como coletar dados empíricos e registrar a memória no quesito práticas educativas dos adeptos (iniciados) da religião de matriz africana.