Um dos temas recorrentes e que tem tomado ainda mais visibilidade na sociedade contemporânea, é a educação, neste contexto é necessário pensarmos: quais deveriam ser os pontos a serem analisados e revisados? Quais os objetivos deveriam ter sobre a mesma? Como o governo tem atuado no investimento e na melhora do ensino? Quais foram às ferramentas utilizadas para a formação dos professores? O presente artigo procura falar sobre algumas mudanças ocorridas na educação brasileira nas décadas de 80 e 90, evidenciando como essas transformações modificaram o cenário atual incluindo uma nova forma de avaliação nacional, gerando a oportunidade na elaboração e normatização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 1998, implicando principalmente na sua nova estruturação e formato nos anos 2009/2010. Além desse ponto, teremos a entrada do Pibid História UFCG dentro dessa demanda educacional, pondo em destaque atuação na Escola Estadual Severino Cabral. O material utilizado para a pesquisa parte desde as informações prestadas pelo MEC e pelo INEP, como de outros escritos acadêmicos que mostram as modificações educacionais que o ENEM proporcionou, buscando assim, demonstrar como a educação teve que se moldar a uma nova demanda de avaliação nacional. Dessa forma, buscaremos evidenciar como o Pibid junto as suas atividades na escola e as exigências encontradas no exame nacional, traz consigo a oportunidade de construir uma educação voltada para uma série de necessidades tanto dos profissionais em formação, quanto dos estudantes, levando em consideração as experiências e as demandas dos mesmos, evidenciando essas relações e interações junto à oportunidade de desenvolvimento mutuo e de continuo aprendizado, pontos que são essenciais para uma educação de qualidade.