O presente trabalho é fruto do desenvolvimento do Projeto de Geografia "Repórteres da Educação", aplicado nos anos de 2013, 2014 e 2015; junto a alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, Campina Grande-PB, sendo contemplado nas três oportunidades com o prêmio ‘Mestres da Educação', iniciativa esta do Governo Estadual da Paraíba que fomenta o uso de diferentes linguagens e meios atuais para uma experiência de ensino-aprendizagem satisfatória juntos aos alunos da rede pública de ensino. Esta experiência didática objetiva propor aos discentes um modo alternativo de trabalhar os temas abordados em sala de aula, colocando-os como repórteres investigativos, analisando os temas curriculares de Geografia de forma participativa e crítica, estimulando a capacidade de interpretar e correlacionar fatos históricos e atuais com o cotidiano. Isto ocorre no percurso de construção de uma revista, com temas vinculados ao curso de Geografia da turma, onde os próprios alunos são colocados como repórteres que buscam aprofundamento de informações ou similaridades nos temas visualizados em classe, trabalhando inclusive com a valorização da instituição escolar a qual pertencem, averiguando além da história da escola, os personagens que a compõem, entre professores, direção e funcionários. De caráter interdisciplinar e dinâmico, o presente projeto tem aferido bons resultados na utilização eficaz de diferentes modos e instrumentos de informação; no combate das dificuldades apresentadas no IDEB e IDEBPB; na integração de alunos com dificuldades de rendimento e infrequentes; sobre o conhecimento de serviços públicos e identificação com a instituição escolar em que estão inseridos, sendo possível ser replicado de forma semelhante em diferentes campos do saber. Mais do que uma proposta de ensino de Geografia, o Repórteres da Educação tem se mostrado uma ferramenta de desenvolvimento do saber crítico e lúdico.