Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ELABORANDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA ORGÂNICA Pôster (PO) GD11 - Praticas educativas em ciências
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31185
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 312
    "titulo" => "ELABORANDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino-aprendizagem de ciências naturais tem sido um verdadeiro desafio para os docentes da área. Os estudantes dizem que os assuntos são chatos e pouco atrativos. Muitas vezes o que dificulta a aprendizagem de tais conceitos é a metodologia empregada pelo professor que se baseia na memorização de símbolos, nomes, propriedades. O trabalho com Jogos Lúdicos mostra-se como uma alternativa muito adequada de motivação e de melhoria na relação ensino e aprendizagem, estimulando  os estudantes a buscarem se posicionar de forma crítica e reflexiva. A referente pesquisa buscou junto aos  estudantes do 3 º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Campina Grande-PB , elaborar jogos didáticos que auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de química orgânica. Dividimos a pesquisa  em  quatro etapas:1. Aplicação da seqüência didática para o conteúdo química orgânica. 2.Elaboração dos jogos didáticos pelos alunos. 3.Apresentação e aplicação dos jogos. 4. Discussão e aplicação do questionário pós-pesquisa. A intenção é que os sujeitos  relatem como a atividade de elaboração e aplicação dos jogos influenciaram  na aprendizagem dos conteúdos ministrados  de maneira que,  expressem  suas opiniões em ser um agente ativo no processo aprendizagem. Alguns jogos elaborados pelos alunos sob a orientação do professor ficaram muito bons, como exemplo citamos: o Twister Químico, amarelinha carbônica, Caminho do carbono e Alvo químico. Ficou claro como os jogos facilitam o processo de ensino e aprendizagem contribuindo ainda para o desenvolvimento social dos estudantes, aprimorando o espírito de trabalho em equipe e a capacidade de lidar com regras e limites."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA11_ID312_14082017121110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31185
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 312
    "titulo" => "ELABORANDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino-aprendizagem de ciências naturais tem sido um verdadeiro desafio para os docentes da área. Os estudantes dizem que os assuntos são chatos e pouco atrativos. Muitas vezes o que dificulta a aprendizagem de tais conceitos é a metodologia empregada pelo professor que se baseia na memorização de símbolos, nomes, propriedades. O trabalho com Jogos Lúdicos mostra-se como uma alternativa muito adequada de motivação e de melhoria na relação ensino e aprendizagem, estimulando  os estudantes a buscarem se posicionar de forma crítica e reflexiva. A referente pesquisa buscou junto aos  estudantes do 3 º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Campina Grande-PB , elaborar jogos didáticos que auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de química orgânica. Dividimos a pesquisa  em  quatro etapas:1. Aplicação da seqüência didática para o conteúdo química orgânica. 2.Elaboração dos jogos didáticos pelos alunos. 3.Apresentação e aplicação dos jogos. 4. Discussão e aplicação do questionário pós-pesquisa. A intenção é que os sujeitos  relatem como a atividade de elaboração e aplicação dos jogos influenciaram  na aprendizagem dos conteúdos ministrados  de maneira que,  expressem  suas opiniões em ser um agente ativo no processo aprendizagem. Alguns jogos elaborados pelos alunos sob a orientação do professor ficaram muito bons, como exemplo citamos: o Twister Químico, amarelinha carbônica, Caminho do carbono e Alvo químico. Ficou claro como os jogos facilitam o processo de ensino e aprendizagem contribuindo ainda para o desenvolvimento social dos estudantes, aprimorando o espírito de trabalho em equipe e a capacidade de lidar com regras e limites."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE QUÍMICA, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA11_ID312_14082017121110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O ensino-aprendizagem de ciências naturais tem sido um verdadeiro desafio para os docentes da área. Os estudantes dizem que os assuntos são chatos e pouco atrativos. Muitas vezes o que dificulta a aprendizagem de tais conceitos é a metodologia empregada pelo professor que se baseia na memorização de símbolos, nomes, propriedades. O trabalho com Jogos Lúdicos mostra-se como uma alternativa muito adequada de motivação e de melhoria na relação ensino e aprendizagem, estimulando os estudantes a buscarem se posicionar de forma crítica e reflexiva. A referente pesquisa buscou junto aos estudantes do 3 º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Campina Grande-PB , elaborar jogos didáticos que auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de química orgânica. Dividimos a pesquisa em quatro etapas:1. Aplicação da seqüência didática para o conteúdo química orgânica. 2.Elaboração dos jogos didáticos pelos alunos. 3.Apresentação e aplicação dos jogos. 4. Discussão e aplicação do questionário pós-pesquisa. A intenção é que os sujeitos relatem como a atividade de elaboração e aplicação dos jogos influenciaram na aprendizagem dos conteúdos ministrados de maneira que, expressem suas opiniões em ser um agente ativo no processo aprendizagem. Alguns jogos elaborados pelos alunos sob a orientação do professor ficaram muito bons, como exemplo citamos: o Twister Químico, amarelinha carbônica, Caminho do carbono e Alvo químico. Ficou claro como os jogos facilitam o processo de ensino e aprendizagem contribuindo ainda para o desenvolvimento social dos estudantes, aprimorando o espírito de trabalho em equipe e a capacidade de lidar com regras e limites.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.