O ensino-aprendizagem de ciências naturais tem sido um verdadeiro desafio para os docentes da área. Os estudantes dizem que os assuntos são chatos e pouco atrativos. Muitas vezes o que dificulta a aprendizagem de tais conceitos é a metodologia empregada pelo professor que se baseia na memorização de símbolos, nomes, propriedades. O trabalho com Jogos Lúdicos mostra-se como uma alternativa muito adequada de motivação e de melhoria na relação ensino e aprendizagem, estimulando os estudantes a buscarem se posicionar de forma crítica e reflexiva. A referente pesquisa buscou junto aos estudantes do 3 º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Campina Grande-PB , elaborar jogos didáticos que auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de química orgânica. Dividimos a pesquisa em quatro etapas:1. Aplicação da seqüência didática para o conteúdo química orgânica. 2.Elaboração dos jogos didáticos pelos alunos. 3.Apresentação e aplicação dos jogos. 4. Discussão e aplicação do questionário pós-pesquisa. A intenção é que os sujeitos relatem como a atividade de elaboração e aplicação dos jogos influenciaram na aprendizagem dos conteúdos ministrados de maneira que, expressem suas opiniões em ser um agente ativo no processo aprendizagem. Alguns jogos elaborados pelos alunos sob a orientação do professor ficaram muito bons, como exemplo citamos: o Twister Químico, amarelinha carbônica, Caminho do carbono e Alvo químico. Ficou claro como os jogos facilitam o processo de ensino e aprendizagem contribuindo ainda para o desenvolvimento social dos estudantes, aprimorando o espírito de trabalho em equipe e a capacidade de lidar com regras e limites.