RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31398 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I" "resumo" => "O Estágio Supervisionado Curricular representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente. É um momento de grande importância, visto que, é possível observar mecanismos e ações que acontecem constantemente no âmbito escolar, tentando compreender como funciona a gestão da escola e todo o seu conjunto. É possível com a ajuda do professor/supervisor vivenciar alguns momentos ao longo da nossa carreira enquanto docentes, e a partir disso, amadurecer/compartilhar algumas experiências com outros professores nos moldando através de situações, necessidades de cada escola, salas, alunos e em geral. O estágio supervisionado I se caracterizou como muito importante, já que ofereceu uma experiência capaz de promover benefícios e favorecer o processo de ensino/aprendizagem tanto no ser professor como principalmente no ser aluno. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a primeira experiência da atuação docente no ensino de biologia. O referente estágio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Paraíba. A escola apresenta 32 turmas, têm 882 alunos matriculados e 40 professores com aulas nos três turnos. As aulas que foram realizadas o estágio aconteceu nas turmas de 6ºano, 7º ano e 9º ano, sendo todas do ensino fundamental II, no total de 113 alunos. O estágio consolidou a ideia de que o professor deve atentar e se preocupar com toda a formação do aluno, valorizando não só o seu posicionamento teórico, como também o meio social em que ele está inserido, sob a perspectiva moral, ética e atentando para diversos outros fatores que podem e devem contribuir para um ensino aprendizagem de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ALUNOS, VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID169_11082017213846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY" "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31398 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 169 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I" "resumo" => "O Estágio Supervisionado Curricular representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente. É um momento de grande importância, visto que, é possível observar mecanismos e ações que acontecem constantemente no âmbito escolar, tentando compreender como funciona a gestão da escola e todo o seu conjunto. É possível com a ajuda do professor/supervisor vivenciar alguns momentos ao longo da nossa carreira enquanto docentes, e a partir disso, amadurecer/compartilhar algumas experiências com outros professores nos moldando através de situações, necessidades de cada escola, salas, alunos e em geral. O estágio supervisionado I se caracterizou como muito importante, já que ofereceu uma experiência capaz de promover benefícios e favorecer o processo de ensino/aprendizagem tanto no ser professor como principalmente no ser aluno. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a primeira experiência da atuação docente no ensino de biologia. O referente estágio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Paraíba. A escola apresenta 32 turmas, têm 882 alunos matriculados e 40 professores com aulas nos três turnos. As aulas que foram realizadas o estágio aconteceu nas turmas de 6ºano, 7º ano e 9º ano, sendo todas do ensino fundamental II, no total de 113 alunos. O estágio consolidou a ideia de que o professor deve atentar e se preocupar com toda a formação do aluno, valorizando não só o seu posicionamento teórico, como também o meio social em que ele está inserido, sob a perspectiva moral, ética e atentando para diversos outros fatores que podem e devem contribuir para um ensino aprendizagem de qualidade para todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ALUNOS, VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID169_11082017213846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY" "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }