Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS LÚDICOS, FÍSICA MODERNA, FILMES, FILMES Comunicação Oral (CO) GD11 - Praticas educativas em ciências
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31222
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 1346
    "titulo" => "FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA"
    "resumo" => "Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS LÚDICOS, FÍSICA MODERNA, FILMES, FILMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID1346_14092017132619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYZE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAYZE SILVA"
    "autor_email" => "thayzemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31222
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 1346
    "titulo" => "FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA"
    "resumo" => "Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS LÚDICOS, FÍSICA MODERNA, FILMES, FILMES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID1346_14092017132619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYZE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAYZE SILVA"
    "autor_email" => "thayzemaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.