Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares.