FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31222 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 571 "inscrito_id" => 1346 "titulo" => "FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA" "resumo" => "Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS LÚDICOS, FÍSICA MODERNA, FILMES, FILMES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID1346_14092017132619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYZE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYZE SILVA" "autor_email" => "thayzemaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31222 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 571 "inscrito_id" => 1346 "titulo" => "FILMES E ANIMAÇÕES: RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA" "resumo" => "Com os estudos da física desenvolvidos inicialmente a partir das três primeiras décadas do século XX o mundo pôde evidenciar estudos científicos cada vez mais atuais que tem despertado a curiosidade dos jovens atentos para temas relacionados às novas revoluções tecnológicas, ligadas em sua maioria a conceitos da física moderna. Mais ainda assim, tem tido uma barreira a ser enfrentada pelos professores do ensino médio, trabalhar essas referências conceituais de forma satisfatória. Depoimentos de educandos como: Currículo obsoleto, carga horária insuficiente, má preparação dos alunos a base matemática, subjetividade dos conteúdos fizeram com que pesquisas de campo fossem propostas na intenção de promover um melhor aprendizado desses jovens para com a Física Moderna. Pensando nisso, foi proposta uma atividade voltada aos alunos de Ensino Médio, onde através da apresentação de desenhos animados de “Os Simpsons”, são abordados conceitos e aplicações da Física Moderna Contemporânea e como estratégias para aprendizagem promover o diálogo no ensino de ciências contextualizadas e aplicações no cotidiano. Além disso, a atividade busca promover competências básicas que delimitam ao aluno uma nova forma de aprender ciências através de questionamentos, levar o aluno a aprender de maneira concisa a partir de indagações e assim, na promoção do desenvolvimento do senso crítico aliado a compreensão da realidade social e científica e tecnológica. A atividade conta como um suporte para o estudo de conteúdos subjetivos dentro de uma abordagem lúdica e divertida, destacando as contribuições de Einstein para a nova era tecnológica e evidenciando as aplicações da física nuclear na geração eletricidade nas usinas termonucleares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, RECURSOS LÚDICOS, FÍSICA MODERNA, FILMES, FILMES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID1346_14092017132619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYZE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAYZE SILVA" "autor_email" => "thayzemaria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }