O ensino de botânica nas escolas da rede pública do Brasil se encontra, por vezes, atrelado apenas a estratégias pedagógicas tradicionais, fazendo com que o processo de ensino desse conteúdo se torne cansativo e pouco atrativo para os estudantes, o que favorece o desinteresse acerca do tema e dificulta a aprendizagem dos discentes. Nesse contexto, faz-se necessário que os docentes busquem estratégias pedagógicas alternativas que promovam uma maior aproximação dos alunos com a matéria de botânica, fazendo com que o estudo dos integrantes do reino Plantae seja uma atividade estimulante e prazerosa. À vista dessas necessidades didáticas, o presente trabalho teve como objetivo principal realizar a construção de um jardim didático no qual os estudantes pudessem colocar em prática conceitos estudados em sala-de-aula, o que favorece uma compreensão de forma empírica das influências que o meio ambiente exerce sobre o desenvolvimento de cada grupo de vegetais e o modo como esses fatores abióticos afetam a diversidade biológica e a economia da comunidade local. Dessa forma, é notório que as atividades práticas são ferramentas didáticas importantes para se obter um aprendizado significativo, entretanto, é importante ressaltar que tais atividades devem ser realizadas em conjunto com as aulas teóricas para que todo conhecimento que venha a ser adquirido em sala possa ser analisado, testado e interpretado através da experimentação. Por fim, este trabalho aparece como um diferencial para o ensino de botânica, uma vez que promove uma maior contextualização da teoria ao trazer aspectos do cotidiano dos alunos para o âmbito escolar.