USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADAS PELA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31437 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 1338 "titulo" => "USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADAS PELA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Diante das novas formações de curso superior o projeto pedagógico, centrado em um currículo integrado por competências e Metodologias Ativas, prevê a formação articulada ao mundo do trabalho, rompendo com a dicotomia teoria e prática, proporcionando assim uma aprendizagem significativa, onde há construção de conhecimentos, habilidades e atitudes com autonomia e responsabilidade. O objetivo desta pesquisa é buscar na literatura cientifica as contribuições das Metodologias Ativas na formação de profissionais crítico e reflexivo. O presente estudo foi realizado mediante o método da revisão integrativa, através do acesso eletrônico aos dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de setembro de 2017, utilizando as seguintes bases de dados, o Sistema Latino-Americano e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS), e Sistema de Base de dados de enfermagem (BDENF), os descritores postos para o levantamento da pesquisa foram, Educação em Saúde, Ensino Superior e Metodologias, organizados pelo operador booleano “AND’’. Diante da pesquisa realizada por meio eletrônico na BVS, foram encontrados 59 artigos, quando utilizado os critérios estabelecidos pela pesquisa obteve-se 27 artigos, que após leitura na integra a amostra final foi composta de 07 artigos, integrando assim a revisão integrativa desta pesquisa. De acordo com os artigos, foi visto que as Metodologias Ativas baseiam-se em problemas, onde o professor é agora o facilitador na busca do aprendizado, e os alunos participam de forma ativa na construção do seu conhecimento através da ação educativa que instiga procedimentos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, permitindo que o estudante seja o protagonista de seu saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "DOCENTE, ALUNO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1338_14092017105406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY ANTAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY LIMA" "autor_email" => "shirleylima34@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE JOÃO PESSOA (FMN JOÃO PESSOA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31437 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 1338 "titulo" => "USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA UTILIZADAS PELA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Diante das novas formações de curso superior o projeto pedagógico, centrado em um currículo integrado por competências e Metodologias Ativas, prevê a formação articulada ao mundo do trabalho, rompendo com a dicotomia teoria e prática, proporcionando assim uma aprendizagem significativa, onde há construção de conhecimentos, habilidades e atitudes com autonomia e responsabilidade. O objetivo desta pesquisa é buscar na literatura cientifica as contribuições das Metodologias Ativas na formação de profissionais crítico e reflexivo. O presente estudo foi realizado mediante o método da revisão integrativa, através do acesso eletrônico aos dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de setembro de 2017, utilizando as seguintes bases de dados, o Sistema Latino-Americano e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS), e Sistema de Base de dados de enfermagem (BDENF), os descritores postos para o levantamento da pesquisa foram, Educação em Saúde, Ensino Superior e Metodologias, organizados pelo operador booleano “AND’’. Diante da pesquisa realizada por meio eletrônico na BVS, foram encontrados 59 artigos, quando utilizado os critérios estabelecidos pela pesquisa obteve-se 27 artigos, que após leitura na integra a amostra final foi composta de 07 artigos, integrando assim a revisão integrativa desta pesquisa. De acordo com os artigos, foi visto que as Metodologias Ativas baseiam-se em problemas, onde o professor é agora o facilitador na busca do aprendizado, e os alunos participam de forma ativa na construção do seu conhecimento através da ação educativa que instiga procedimentos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, permitindo que o estudante seja o protagonista de seu saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "DOCENTE, ALUNO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1338_14092017105406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY ANTAS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY LIMA" "autor_email" => "shirleylima34@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE JOÃO PESSOA (FMN JOÃO PESSOA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }