Tendo como objetivo geral tecer reflexões sobre o ensino de física no processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, nos colocamos diante da análise das experiências dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. Sendo este trabalho, fruto de reflexões apontadas no trabalho de conclusão do curso de Física, devemos pensá-lo como parte de um percurso percorrido ao longo da caminhada do trabalho final. Se partirmos do princípio que diante da necessidade de colocar um projeto em prática, uma das partes fundamentais é pensar como vamos fazê-lo, que metodologias usar, na concretização das nossas escolhas metodológicas, optamos por trabalhar com a análise de questionários, estes, aplicados junto a alunos e professores. O uso de gráficos foi necessário para que pudéssemos analisar os dados colhidos em termos quantitativos. Como espaço de pesquisa, escolhemos os municípios de Baraúna e Picuí, sendo justificado pela sua relevância pessoal, bem como, pela ligação histórica que os referidos municípios têm um com outro. A travessia de uma margem a outra se colocara cheia de turbulências, e foram estas turbulências que foram refletidas a partir das falas dos sujeitos que fazem estas etapas do Ensino Básico, bem como, a transição. A crença de que o trabalho realizado foi imprescindível para que pudéssemos problematizar nossa prática de ensino, fez-nos sentirmos alegres, sobretudo, por poder compartilhar nossos resultados, fruto de um trabalho em conjunto, que levou em consideração discentes e docentes, personagens principais na produção da relação ensino-aprendizagem em Física.