No mundo atual existe a necessidade de acrescentar práticas educacionais voltadas a conscientização ambiental, especialmente nas escolas da rede pública de ensino. Pensando nisso, o referente trabalho tem como objetivo incentivar os alunos a participarem de atividades práticas, associados às teorias referentes à Educação Ambiental, Saúde e Sustentabilidade nas escolas, sobretudo, em relação ao cuidado com o lixo buscando contribuir com a melhoria do ensino-aprendizagem. Desta forma, para realização deste estudo foram realizadas atividades práticas de coleta de resíduos sólidos no interior da escola. Além disso, foi aplicado questionário com 17 alunos, que apresentam idades entre 10 e 15 anos, buscando identificar as práticas ambientais que tem mais importância e que gostam mais de realizar na escola. Após a aplicação dos questionários, foram coletados os dados e colocados em planilha Excel para tabulação e confecção dos gráficos. De acordo com as respostas, pode-se perceber que a grande maioria dos alunos consideram as atividades ligadas a coleta de resíduos sólidos são as práticas que consideram essenciais no convívio diário no ambiente escolar e em família. Os alunos nesta fase percebem a necessidade de desenvolver ações ligadas a Educação Ambiental continuadamente, à medida que preferem estas, ao conteúdo sugerido na proposta curricular da escola. Com isso, os alunos se envolvendo nestas atividades passam a aplica-las tanto na escola, quanto em seu dia-dia em suas casas. Além disso, proporciona um contato maior com a natureza, possibilitando uma aprendizagem motivadora e significativa para seu processo intelectual, social e convivência ambiental.