É sabido que os estudos sobre o currículo se iniciaram nos anos de 1920 nos Estados Unidos e desde então se percebe que toda a teoria sobre o currículo aborda qual tipo de conhecimento deve ser ensinado em determinada sociedade, tempo e espaço. O currículo tornou-se objeto de estudos de um corpo de especialistas que fazem parte da comunidade cientifica. Assim sendo, a presente pesquisa se propôs a analisar como na formação inicial do curso de psicologia da UEPB o currículo aborda as discussões sobre as necessidades educacionais especiais através de suas ementas, componentes curriculares, objetivos e leituras bibliográficas presentes nos dois projetos pedagógicos existentes (1999/2015). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e teve como método de procedimento a análise documental através da técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (1987). As fontes utilizadas para a análise dos dados foram os dois PPCs do curso que possibilitaram o surgimento de três categorias com suas respectivas subcategorias, sendo a primeira categoria “apresentação” com três subcategorias: objetivo geral do curso; objetivos específicos do curso; e formação oferecida no curso. A segunda categoria foi “Perfil pretendido” com duas subcategorias: Competências gerais; habilidades. E a última categoria foi “ementas e referências” com duas subcategorias: básico específico do curso; e complementar eletivo. Percebeu-se que a temática é discutida de forma implícita nos PPCs, portanto, espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para analisar melhor a influência das políticas de educação para o ensino superior e a promoção de mais leitura e prática direcionadas as NEE.