Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O GEOGEBRA 3D: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PIRÂMIDE

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, , GEOGEBRA 3D, , ENSINO DE PIRÂMIDE. Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31193
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 676
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O GEOGEBRA 3D: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PIRÂMIDE"
    "resumo" => "Ao longo dos anos podemos observar que as tecnologias vêm sendo cada vez mais apontada como uma importante ferramenta para o ensino, e que em meio ao contexto de nossa sociedade, totalmente conectada, a escola com instituição formação e atenta as mudanças da sociedade que a rodeia, devem incentivar a adoção dos recursos tecnológicos nas atividades escolares das disciplinas. Primeiro como uma adequação ao desenvolvimento da sociedade, e a outra em aliar estas tecnologias no processo de ensino-aprendizado das disciplinas, e principalmente, as disciplinas apontadas como mecânicas, que é o caso da matemática e física principalmente, por não possibilitarem ao aluno uma aplicação dos conhecimentos que são trabalhados na sala de aula. Dentre as diversas dificuldades constatadas no ensino da matemática, destacam-se os conteúdos das geometrias, plana e espacial. Em meio a este cenário, é fruto deste estudo propor uma atividade com o software Geogebra, desenvolvida a partir da janela de visualização 3D do geogebra. O objetivo deste trabalho é destacar a importância e aplicação do Geogebra 3D no estudo das pirâmides, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculando a tecnologia os conhecimentos da geometria espacial. Nesta atividade, enfatizamos alguns pontos importantes quanto as possibilidades de se trabalhar os conceitos de pirâmide, utilizando o programa para construir, visualizar e compreender, a definição, a identificação dos elementos da pirâmide, áreas e cálculo de volume. Esperamos que está proposta possa estimular os alunos no estudo da matemática, e que os professores busquem conhecer o Geogebra, e utilizá-lo em suas aulas, afim de torná-las mais dinâmicas e interessantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA,, GEOGEBRA 3D,, ENSINO DE PIRÂMIDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID676_14082017233642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEOCIDES GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEOCIDES"
    "autor_email" => "leocids@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31193
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 676
    "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O GEOGEBRA 3D: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PIRÂMIDE"
    "resumo" => "Ao longo dos anos podemos observar que as tecnologias vêm sendo cada vez mais apontada como uma importante ferramenta para o ensino, e que em meio ao contexto de nossa sociedade, totalmente conectada, a escola com instituição formação e atenta as mudanças da sociedade que a rodeia, devem incentivar a adoção dos recursos tecnológicos nas atividades escolares das disciplinas. Primeiro como uma adequação ao desenvolvimento da sociedade, e a outra em aliar estas tecnologias no processo de ensino-aprendizado das disciplinas, e principalmente, as disciplinas apontadas como mecânicas, que é o caso da matemática e física principalmente, por não possibilitarem ao aluno uma aplicação dos conhecimentos que são trabalhados na sala de aula. Dentre as diversas dificuldades constatadas no ensino da matemática, destacam-se os conteúdos das geometrias, plana e espacial. Em meio a este cenário, é fruto deste estudo propor uma atividade com o software Geogebra, desenvolvida a partir da janela de visualização 3D do geogebra. O objetivo deste trabalho é destacar a importância e aplicação do Geogebra 3D no estudo das pirâmides, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculando a tecnologia os conhecimentos da geometria espacial. Nesta atividade, enfatizamos alguns pontos importantes quanto as possibilidades de se trabalhar os conceitos de pirâmide, utilizando o programa para construir, visualizar e compreender, a definição, a identificação dos elementos da pirâmide, áreas e cálculo de volume. Esperamos que está proposta possa estimular os alunos no estudo da matemática, e que os professores busquem conhecer o Geogebra, e utilizá-lo em suas aulas, afim de torná-las mais dinâmicas e interessantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA,, GEOGEBRA 3D,, ENSINO DE PIRÂMIDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID676_14082017233642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEOCIDES GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEOCIDES"
    "autor_email" => "leocids@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Ao longo dos anos podemos observar que as tecnologias vêm sendo cada vez mais apontada como uma importante ferramenta para o ensino, e que em meio ao contexto de nossa sociedade, totalmente conectada, a escola com instituição formação e atenta as mudanças da sociedade que a rodeia, devem incentivar a adoção dos recursos tecnológicos nas atividades escolares das disciplinas. Primeiro como uma adequação ao desenvolvimento da sociedade, e a outra em aliar estas tecnologias no processo de ensino-aprendizado das disciplinas, e principalmente, as disciplinas apontadas como mecânicas, que é o caso da matemática e física principalmente, por não possibilitarem ao aluno uma aplicação dos conhecimentos que são trabalhados na sala de aula. Dentre as diversas dificuldades constatadas no ensino da matemática, destacam-se os conteúdos das geometrias, plana e espacial. Em meio a este cenário, é fruto deste estudo propor uma atividade com o software Geogebra, desenvolvida a partir da janela de visualização 3D do geogebra. O objetivo deste trabalho é destacar a importância e aplicação do Geogebra 3D no estudo das pirâmides, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculando a tecnologia os conhecimentos da geometria espacial. Nesta atividade, enfatizamos alguns pontos importantes quanto as possibilidades de se trabalhar os conceitos de pirâmide, utilizando o programa para construir, visualizar e compreender, a definição, a identificação dos elementos da pirâmide, áreas e cálculo de volume. Esperamos que está proposta possa estimular os alunos no estudo da matemática, e que os professores busquem conhecer o Geogebra, e utilizá-lo em suas aulas, afim de torná-las mais dinâmicas e interessantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.