O conhecimento propagado durante muito tempo mundialmente se mostra, excludente e restritivo, alguns pesquisadores se dedicam a analisar as premissas e desenvolvimento das formas de conhecimento até então impostas ao longo do tempo, e destacam o predomínio de saberes sobre outros, constituindo assim, uma dominação do saber. A Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica, e foi regulamentada por meio da resolução n. 1 de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, representa uma mudança na educação do país, ao disponibilizar o conhecimento sobre a contribuição da população negra na formação da sociedade brasileira, e a valorização da diversidade, surge com o intuito de acrescentar ao modelo até então propagado, e possibilita uma abertura para novos conhecimentos e debates no campo da educação, permitindo também uma construção valorativa e positiva da imagem e identidade da população negra e reformulando as práticas educacionais para emancipação dos sujeitos.