Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31361
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => "PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID870_14082017184415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HOZANA DANIZE LOPES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HOZANA SOUZA "
    "autor_email" => "hozanadanize.l@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31361
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 870
    "titulo" => "PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID870_14082017184415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HOZANA DANIZE LOPES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HOZANA SOUZA "
    "autor_email" => "hozanadanize.l@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.