O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor.