TENDÊNCIA CTSA E USO DE JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31599 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "TENDÊNCIA CTSA E USO DE JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi explorar o uso de Jogos do tipo Quiz em aulas de Física sobre conteúdos relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nos últimos anos ganhou espaço uma tendência no Ensino de Ciências que privilegia as discussões sobre CTSA como forma de promover a alfabetização científica. O subprojeto do PIBID-UFAL de Física, Campus Maceió, prima por atividades que estejam em concordância com as tendências de ensino e que seja prazerosa para os alunos. Escolhemos um jogo do tipo Quiz por ser bastante conhecido entre os alunos e, portanto, não teríamos dificuldade para apresentar as regras. Para a confecção, escolhemos um conjunto de perguntas sobre CTSA que foram divididas em dois níveis de dificuldade. O trabalho foi realizado com 50 alunos matriculados duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1ª etapa: Se aplica o jogo do tipo Quiz numa turma dividida em dois grupos. 2ª etapa: Os alunos foram separados em quatro grupos e fizemos um sorteio de alguns temas de física a partir dos quais os próprios alunos desenvolvam seus jogos. Os temas foram sugeridos pelo professor da turma, pois fazem parte do planejamento da disciplina Física. 3ª etapa: Cada grupo, após confeccionar o jogo, fará a apresentação em sala de aula, permitindo que todos os grupos tenham acesso a todos os jogos produzidos. No momento o projeto encontra-se em desenvolvimento, mas durante o acompanhamento dos trabalhos dos alunos, para a confecção dos jogos, podemos notar que estão empenhados na atividade o que nos leva a esperar os seguintes resultados: maior envolvimento dos alunos nas aulas de Física; aumento do entendimento sobre a importância do conhecimento científico e tecnológico para a cidadania através da reflexão crítica sobre os conteúdos estudados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "JOGOS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CSTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID760_14082017205508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINNE PEREIRA SEIXAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINNE SEIXAS" "autor_email" => "mariacristinne@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31599 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 760 "titulo" => "TENDÊNCIA CTSA E USO DE JOGOS NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi explorar o uso de Jogos do tipo Quiz em aulas de Física sobre conteúdos relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nos últimos anos ganhou espaço uma tendência no Ensino de Ciências que privilegia as discussões sobre CTSA como forma de promover a alfabetização científica. O subprojeto do PIBID-UFAL de Física, Campus Maceió, prima por atividades que estejam em concordância com as tendências de ensino e que seja prazerosa para os alunos. Escolhemos um jogo do tipo Quiz por ser bastante conhecido entre os alunos e, portanto, não teríamos dificuldade para apresentar as regras. Para a confecção, escolhemos um conjunto de perguntas sobre CTSA que foram divididas em dois níveis de dificuldade. O trabalho foi realizado com 50 alunos matriculados duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1ª etapa: Se aplica o jogo do tipo Quiz numa turma dividida em dois grupos. 2ª etapa: Os alunos foram separados em quatro grupos e fizemos um sorteio de alguns temas de física a partir dos quais os próprios alunos desenvolvam seus jogos. Os temas foram sugeridos pelo professor da turma, pois fazem parte do planejamento da disciplina Física. 3ª etapa: Cada grupo, após confeccionar o jogo, fará a apresentação em sala de aula, permitindo que todos os grupos tenham acesso a todos os jogos produzidos. No momento o projeto encontra-se em desenvolvimento, mas durante o acompanhamento dos trabalhos dos alunos, para a confecção dos jogos, podemos notar que estão empenhados na atividade o que nos leva a esperar os seguintes resultados: maior envolvimento dos alunos nas aulas de Física; aumento do entendimento sobre a importância do conhecimento científico e tecnológico para a cidadania através da reflexão crítica sobre os conteúdos estudados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "JOGOS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CSTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID760_14082017205508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINNE PEREIRA SEIXAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINNE SEIXAS" "autor_email" => "mariacristinne@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }