A tabela periódica é uma ferramenta muito importante para os químicos, uma vez que, a partir dela obtêm-se informações relevantes acerca dos elementos. Porém compreender a tabela periódica, não é uma tarefa tão simples, devido esta apresentar elementos com diversas propriedades físicas e químicas e para o entendimento de tais propriedades é necessário ter conhecimento de outros assuntos relacionados à Química. Com isso muitos discentes, demonstram dificuldades para compreensão e aprendizagem de conteúdos relacionados a periodicidade atômica, foco desse estudo. Convém ao docente que ao ministrar determinado conteúdo, avaliar a melhor forma de transmiti-lo para os alunos, sempre buscando contextualizar, aproximando mais a visão microscópica da macroscópica. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a aprendizagem e conhecimento dos discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial do segundo período, de uma Universidade Pública do estado da Paraíba, através da aplicação de um questionário estruturado, a fim de compreender as dificuldades enfrentadas por esses discentes em determinados conteúdos. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que esses alunos apresentaram algumas dificuldades pontuais para responder o questionário, motivo o qual pode estar relacionado principalmente à falha na aprendizagem do conteúdo.