PERIODICIDADE ATÔMICA: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA E QUIMICA INDUSTRIAL
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31358 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "PERIODICIDADE ATÔMICA: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA E QUIMICA INDUSTRIAL" "resumo" => "A tabela periódica é uma ferramenta muito importante para os químicos, uma vez que, a partir dela obtêm-se informações relevantes acerca dos elementos. Porém compreender a tabela periódica, não é uma tarefa tão simples, devido esta apresentar elementos com diversas propriedades físicas e químicas e para o entendimento de tais propriedades é necessário ter conhecimento de outros assuntos relacionados à Química. Com isso muitos discentes, demonstram dificuldades para compreensão e aprendizagem de conteúdos relacionados a periodicidade atômica, foco desse estudo. Convém ao docente que ao ministrar determinado conteúdo, avaliar a melhor forma de transmiti-lo para os alunos, sempre buscando contextualizar, aproximando mais a visão microscópica da macroscópica. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a aprendizagem e conhecimento dos discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial do segundo período, de uma Universidade Pública do estado da Paraíba, através da aplicação de um questionário estruturado, a fim de compreender as dificuldades enfrentadas por esses discentes em determinados conteúdos. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que esses alunos apresentaram algumas dificuldades pontuais para responder o questionário, motivo o qual pode estar relacionado principalmente à falha na aprendizagem do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID174_10092017105411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "ELANE" "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31358 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 174 "titulo" => "PERIODICIDADE ATÔMICA: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA E QUIMICA INDUSTRIAL" "resumo" => "A tabela periódica é uma ferramenta muito importante para os químicos, uma vez que, a partir dela obtêm-se informações relevantes acerca dos elementos. Porém compreender a tabela periódica, não é uma tarefa tão simples, devido esta apresentar elementos com diversas propriedades físicas e químicas e para o entendimento de tais propriedades é necessário ter conhecimento de outros assuntos relacionados à Química. Com isso muitos discentes, demonstram dificuldades para compreensão e aprendizagem de conteúdos relacionados a periodicidade atômica, foco desse estudo. Convém ao docente que ao ministrar determinado conteúdo, avaliar a melhor forma de transmiti-lo para os alunos, sempre buscando contextualizar, aproximando mais a visão microscópica da macroscópica. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar a aprendizagem e conhecimento dos discentes dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial do segundo período, de uma Universidade Pública do estado da Paraíba, através da aplicação de um questionário estruturado, a fim de compreender as dificuldades enfrentadas por esses discentes em determinados conteúdos. Conforme os resultados obtidos, foi possível verificar que esses alunos apresentaram algumas dificuldades pontuais para responder o questionário, motivo o qual pode estar relacionado principalmente à falha na aprendizagem do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD11 - Praticas educativas em ciências" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, CONTEXTUALIZAÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA11_ID174_10092017105411.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR" "autor_nome_curto" => "ELANE" "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }