Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros