Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, LEITOR, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, MEDIADOR Comunicação Oral (CO) GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31351
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => """
      PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA \r\n
      PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
      """
    "resumo" => "Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a  ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, MEDIADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA5_ID1111_21082017225122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE"
    "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31351
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => """
      PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA \r\n
      PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
      """
    "resumo" => "Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a  ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, MEDIADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA5_ID1111_21082017225122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RISONEIDE"
    "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.