O referido artigo tem por proposta apresentar reflexões centradas nas práticas pedagógicas e no tocante a formação docente, levando em consideração as experiências profissionais dos pesquisadores deste trabalho. Buscar-se-á estabelecer um diálogo entorno dos dilemas e possibilidades intrínsecos ao ensino, sustentado sob os relatos e experiências de formação docente, bem como a partir das pesquisas desenvolvidas pelos autores. Com base nesse pressuposto, evidencia-se uma discussão que permeia as subjetividades diante das situações de preparação de professores. Tal escolha oportuniza pensar a própria profissão docente, conduzindo reflexões que vão de encontro com a identidade pessoal e as significações construídas ao decorrer do percurso educacional. O objetivo se traduz na compreensão dos processos de formação a partir do reconhecimento das experiências de vida, debatendo questões acerca da educação contemporânea e os desafios imersos principalmente na sala de aula de História, lugar de fala dos pesquisadores. Para tal proposta, buscamos apoio metodológico em uma revisão bibliográfica e nos relatos de experiência escolar e profissional dos pesquisadores. Ao entrelaçar diferentes abordagens e perspectivas educacionais com as narrativas pessoais estaremos permitindo, com isso, lançar novos olhares ao processo de formação continuada bem como ao próprio currículo no contexto atual.