Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos.