A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31540 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ARTE, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1075_21082017215836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIANA AURELIANA TEIXEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "AURELIANA" "autor_email" => "liana-li22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31540 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 424 "inscrito_id" => 1075 "titulo" => "A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA" "resumo" => "Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ARTE, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1075_21082017215836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIANA AURELIANA TEIXEIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "AURELIANA" "autor_email" => "liana-li22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }