Estudos da educação agregam vários campos do conhecimento científico, a fim de melhor compreender o homem e educá-lo para sua participação social. Mas, o conteúdo referenciado na escola, na maioria das vezes, não dialoga com os saberes teóricos e práticos da área técnico-científica do Direito, relevando tais saberes na formação cidadã de educadores(as) e educandos(as), visto que se discute a educação escolar como um direito institucional, legal e social destinado a todos(as), indistintamente. No entanto, ao considerar que a educação escolar é influenciada pelas mudanças técnico-científicas não basta entendê-la apenas como um direito de todos(as), mas que todos(as) têm o direito de compreender o texto jurídico no decorrer da formação escolar. Este trabalho releva o diálogo entre as áreas da Educação e do Direito, no sentido de afirmarem sua função social em aproximar universidade-escola quanto ao ensino do texto jurídico em suas diferentes modalidades, destacando-se o texto constitucional. Este texto funda-se nas discussões teóricas da educação e documental da legislação jurídica brasileira, discutindo-se a importância do texto jurídico na formação cidadã dos educandos(as) no espaço escolar, sobretudo no ensino médio. O interesse por esta temática surge de leituras acadêmico-científicas sobre a educação brasileira, sobretudo no texto das constituintes brasileiras, também da minha experiência como estudante do ensino médio e, atualmente, no curso de Direito, ao perceber a ausência do texto jurídico na formação educacional do educando brasileiro. Esta discussão desperta reflexões no tocante a elaboração de propostas didático-pedagógicas fundadas nos textos jurídicos interconectados à prática educacional escolar, tendo em vista ações educativas voltadas à formação cidadã de profissionais da educação e de educandos(as) na escola brasileira.