Este estudo tem como objetivo analisar o teor educativo contido na obra de Maria Valeria Rezende O Vôo da Guará Vermelha. Partimos de uma análise do lugar do feminino abordado pela autora, para discutir como na narrativa construída por ela é possível perceber modos e formas de educar e aprender a partir da configuração que ela desenvolve das vivências e desafios das personagens femininas, através de Rosálio e Irene, no contexto paraibano. Nossa proposta é traçar algumas considerações acerca destas personagens, sobretudo no que diz respeito à construção de suas identidades a partir das trajetórias e condições de vida e mostrar como elas buscam se recuperar por meio do contar e do ouvir histórias. Para elaboração deste artigo, trabalhamos nas perspectivas de Rezende (2005), Borges (2010) e Charttier (1990). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizamos como fonte a obra supramencionada. Consideramos que a obra literária, educa e informa, a partir da perspectiva de gênero. Nosso enfoque está centrado no paradigma da mulher, onde a narrativa propõe uma reflexão a partir da história de vida destes sujeitos sociais. A literatura apresenta inúmeras possibilidades de empreender ações educativas através dos contextos históricos e sociais presentes, notabilizando o campo feminino, seus saberes e suas histórias.