Visando compreender como as TICs podem auxiliar no processo de construção do conhecimento e ressignificação dos conceitos, este estudo teve como principal objetivo compreender como a construção de animações auxiliam os alunos a compreenderem aspectos do conteúdo de Reações de Neutralização, e como os mesmos avaliam a proposta aplicada. A presente proposta é composta por cinco etapas: questionário sobre reações de neutralização, questionário sobre manuseio de meios tecnológicos (computadores e tablets), escolha do tema, construção das animações e escolha da melhor animação para ser apresentada em outra sala. Os temas para formulação das animações pelos alunos foram selecionados pela professora, dentre os quais o selecionado pelos alunos com a melhor animação criada em sala foi o de amenização do odor dos peixes. Para construção das animações utilizou-se da plataforma online Powtoon, e do software Atube Catcher para captura dos vídeos. Como resultados do questionário sobre reações de neutralização, os alunos apresentaram conhecimento “Satisfatório” acerca do tema, e como resultado do questionário sobre manuseio de meios tecnológicos apresentaram conhecimento "Bom”. Espera-se que mais propostas dessa natureza sejam aplicadas em sala, visto que obteve-se um resultado bastante satisfatório.