O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃOEM SALA DE AULA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31328 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃOEM SALA DE AULA" "resumo" => """ Atualmente, na educação as novas tecnologias da informação têm impulsionado a produção\r\n do conhecimento, transportando as questões sociais, técnicas e culturais para o meio virtual, e\r\n desse modo, colocando as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas\r\n também passíveis de finalidades educativas. Nessa perspectiva, nossa investigação procurar\r\n verificar como a tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a formação\r\n dos professores e para a mudança da sua prática pedagógica. Pautamos o trabalho na seguinte\r\n indagação: Qual a concepção teórico-metodológica do professor, que articulando as TIC’s ao\r\n processo ensino-aprendizagem, as utiliza como ferramentas didático-pedagógicas na sua\r\n prática em sala de aula? A partir desta questão, temos como objetivo geral identificar a\r\n contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para formação do professor, e\r\n mudança da sua prática pedagógica. Para a realização da pesquisa fez-se uso da pesquisa\r\n descritiva de cunho bibliográfico, pois nossos dados advêm da leitura de artigos e publicações\r\n que tratam da tecnologia na escola. Os autores trabalhados foram: Lévy (2000), Moran\r\n (2000), Paperty (1985). A partir dos dados levantados percebemos que é preciso uma proposta\r\n teórico construcionista, seguindo etapas em um conjunto cíclico de 1. Descrição – 2.\r\n Execução – 3. Reflexão – 4. Depuração, a ser executada pela técnica da pedagogia de\r\n projetos. Além disso, nossos dados revelaram também que o professor deixa de ser o centro\r\n do processo de ensino aprendizagem, passando a ser o aluno o sujeito ativo do seu próprio\r\n conhecimento, uma vez que a aprendizagem com as TIC’s exige cada vez mais um professor\r\n dinâmico, reflexivo e atualizado às demandas da sociedade em que ele se encontra,\r\n principalmente no que tange o domínio das novas tecnologias. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "TICS, APRENDIZAGEM REFLEXIVA, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID1325_15092017000622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CLAUD" "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSORA LÚCIA DANTAS (ISEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31328 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 652 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃOEM SALA DE AULA" "resumo" => """ Atualmente, na educação as novas tecnologias da informação têm impulsionado a produção\r\n do conhecimento, transportando as questões sociais, técnicas e culturais para o meio virtual, e\r\n desse modo, colocando as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas\r\n também passíveis de finalidades educativas. Nessa perspectiva, nossa investigação procurar\r\n verificar como a tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a formação\r\n dos professores e para a mudança da sua prática pedagógica. Pautamos o trabalho na seguinte\r\n indagação: Qual a concepção teórico-metodológica do professor, que articulando as TIC’s ao\r\n processo ensino-aprendizagem, as utiliza como ferramentas didático-pedagógicas na sua\r\n prática em sala de aula? A partir desta questão, temos como objetivo geral identificar a\r\n contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para formação do professor, e\r\n mudança da sua prática pedagógica. Para a realização da pesquisa fez-se uso da pesquisa\r\n descritiva de cunho bibliográfico, pois nossos dados advêm da leitura de artigos e publicações\r\n que tratam da tecnologia na escola. Os autores trabalhados foram: Lévy (2000), Moran\r\n (2000), Paperty (1985). A partir dos dados levantados percebemos que é preciso uma proposta\r\n teórico construcionista, seguindo etapas em um conjunto cíclico de 1. Descrição – 2.\r\n Execução – 3. Reflexão – 4. Depuração, a ser executada pela técnica da pedagogia de\r\n projetos. Além disso, nossos dados revelaram também que o professor deixa de ser o centro\r\n do processo de ensino aprendizagem, passando a ser o aluno o sujeito ativo do seu próprio\r\n conhecimento, uma vez que a aprendizagem com as TIC’s exige cada vez mais um professor\r\n dinâmico, reflexivo e atualizado às demandas da sociedade em que ele se encontra,\r\n principalmente no que tange o domínio das novas tecnologias. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "TICS, APRENDIZAGEM REFLEXIVA, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID1325_15092017000622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CLAUD" "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSORA LÚCIA DANTAS (ISEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }