Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃOEM SALA DE AULA

Palavra-chaves: TICS, APRENDIZAGEM REFLEXIVA, CONSTRUTIVISMO Comunicação Oral (CO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
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      também passíveis de finalidades educativas. Nessa perspectiva, nossa investigação procurar\r\n
      verificar como a tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a formação\r\n
      dos professores e para a mudança da sua prática pedagógica. Pautamos o trabalho na seguinte\r\n
      indagação: Qual a concepção teórico-metodológica do professor, que articulando as TIC’s ao\r\n
      processo ensino-aprendizagem, as utiliza como ferramentas didático-pedagógicas na sua\r\n
      prática em sala de aula? A partir desta questão, temos como objetivo geral identificar a\r\n
      contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para formação do professor, e\r\n
      mudança da sua prática pedagógica. Para a realização da pesquisa fez-se uso da pesquisa\r\n
      descritiva de cunho bibliográfico, pois nossos dados advêm da leitura de artigos e publicações\r\n
      que tratam da tecnologia na escola. Os autores trabalhados foram: Lévy (2000), Moran\r\n
      (2000), Paperty (1985). A partir dos dados levantados percebemos que é preciso uma proposta\r\n
      teórico construcionista, seguindo etapas em um conjunto cíclico de 1. Descrição – 2.\r\n
      Execução – 3. Reflexão – 4. Depuração, a ser executada pela técnica da pedagogia de\r\n
      projetos. Além disso, nossos dados revelaram também que o professor deixa de ser o centro\r\n
      do processo de ensino aprendizagem, passando a ser o aluno o sujeito ativo do seu próprio\r\n
      conhecimento, uma vez que a aprendizagem com as TIC’s exige cada vez mais um professor\r\n
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Atualmente, na educação as novas tecnologias da informação têm impulsionado a produção do conhecimento, transportando as questões sociais, técnicas e culturais para o meio virtual, e desse modo, colocando as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas também passíveis de finalidades educativas. Nessa perspectiva, nossa investigação procurar verificar como a tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a formação dos professores e para a mudança da sua prática pedagógica. Pautamos o trabalho na seguinte indagação: Qual a concepção teórico-metodológica do professor, que articulando as TIC’s ao processo ensino-aprendizagem, as utiliza como ferramentas didático-pedagógicas na sua prática em sala de aula? A partir desta questão, temos como objetivo geral identificar a contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para formação do professor, e mudança da sua prática pedagógica. Para a realização da pesquisa fez-se uso da pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, pois nossos dados advêm da leitura de artigos e publicações que tratam da tecnologia na escola. Os autores trabalhados foram: Lévy (2000), Moran (2000), Paperty (1985). A partir dos dados levantados percebemos que é preciso uma proposta teórico construcionista, seguindo etapas em um conjunto cíclico de 1. Descrição – 2. Execução – 3. Reflexão – 4. Depuração, a ser executada pela técnica da pedagogia de projetos. Além disso, nossos dados revelaram também que o professor deixa de ser o centro do processo de ensino aprendizagem, passando a ser o aluno o sujeito ativo do seu próprio conhecimento, uma vez que a aprendizagem com as TIC’s exige cada vez mais um professor dinâmico, reflexivo e atualizado às demandas da sociedade em que ele se encontra, principalmente no que tange o domínio das novas tecnologias.

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