Atualmente, na educação as novas tecnologias da informação têm impulsionado a produção
do conhecimento, transportando as questões sociais, técnicas e culturais para o meio virtual, e
desse modo, colocando as tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas
também passíveis de finalidades educativas. Nessa perspectiva, nossa investigação procurar
verificar como a tecnologia da informação e da comunicação tem contribuído para a formação
dos professores e para a mudança da sua prática pedagógica. Pautamos o trabalho na seguinte
indagação: Qual a concepção teórico-metodológica do professor, que articulando as TIC’s ao
processo ensino-aprendizagem, as utiliza como ferramentas didático-pedagógicas na sua
prática em sala de aula? A partir desta questão, temos como objetivo geral identificar a
contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação para formação do professor, e
mudança da sua prática pedagógica. Para a realização da pesquisa fez-se uso da pesquisa
descritiva de cunho bibliográfico, pois nossos dados advêm da leitura de artigos e publicações
que tratam da tecnologia na escola. Os autores trabalhados foram: Lévy (2000), Moran
(2000), Paperty (1985). A partir dos dados levantados percebemos que é preciso uma proposta
teórico construcionista, seguindo etapas em um conjunto cíclico de 1. Descrição – 2.
Execução – 3. Reflexão – 4. Depuração, a ser executada pela técnica da pedagogia de
projetos. Além disso, nossos dados revelaram também que o professor deixa de ser o centro
do processo de ensino aprendizagem, passando a ser o aluno o sujeito ativo do seu próprio
conhecimento, uma vez que a aprendizagem com as TIC’s exige cada vez mais um professor
dinâmico, reflexivo e atualizado às demandas da sociedade em que ele se encontra,
principalmente no que tange o domínio das novas tecnologias.