A presente pesquisa bibliográfica aborda as possíveis e diversas interpretações fotográficas que podem surgir a partir de determinada fotografia, esta que hoje está unanimemente presente na sociedade. Quanto a sua origem, foi o processo de acúmulo de estudos, com a contribuição de diversos pesquisadores, resultado constatado na contemporaneidade. A fotografia teve grande impulso com os avanços tecnológicos atuais, como as redes sociais e as populares “selfies”. A imagem fotográfica tornou-se uma poderosa e eficaz “ferramenta” para aqueles que sabem manuseá-la, ferramenta esta que é passível a manipulação, possibilitando espelhar uma realidade alterada e que agora possui enorme poder, e consequentemente, exerce grande influência na forma de pensar e agir das pessoas “manipuláveis”, por, talvez, conter toda a cultura de uma sociedade que irá refletir em seu público. Torna-se necessário compreender as intenções que existem por trás de certa fotografia, para que então possamos entender, realmente, a imagem em toda dimensão. E assim concorda-se com os apontamentos de Miriam Moreira Leite: para quem “compreender por que e para que algumas imagens foram construídas altera o conteúdo das imagens e amplia a visão desse conteúdo.” citado nos trabalhos de Regina Soares de Oliveira, Vanusia Lopes de Almeida, Vitória Azevedo Fonseca com a coordenação de Márcio Rogério de Oliveira Cano, na Coleção “A reflexão e prática no ensino” (2012) (1993, p.26). A metodologia educacional utilizada no desenvolvimento deste projeto foi a criação e captura de uma imagem fotográfica, onde a partir desta seria gerada interpretações diversas, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema fotografias e imagens, para de posse desse conhecimento elaborar e ministrar uma aula que despertasse o interesse do público presente. Fez-se uso de imagem tirada pelo próprio aluno, com intuito de que a foto/imagem gerasse os mais amplos e possíveis níveis interpretativos. A foto foi teve sua exposição em sala de aula com a utilização do editor de Slides (Power Point 2010) para melhor visualização do material produzido. Portamos como Resultados e Discussões que, a partir deste projeto, foram possibilitados diversos novos trabalhos escolares do gênero, com fotografias autorais, que desencadearam múltiplas interpretações e despertaram a emoção e envolvimento da turma. No decorrer da apresentação, com as fotografias expostas, foram surgindo diálogos com as interpretações que estavam sendo debatidas, onde puderam perceber que uma única fotografia consegue modificar-se aos olhares de todos. Na fotografia, de minha autoria, foi registrada uma singela borboleta, em plano voo, com uma cerca ao fundo e um livro com páginas ao vento. A imagem representa a liberdade e evolução que o conhecimento nos proporciona, mesmo com as pessoas que querem limitar-nos temos que estar sempre buscando conhecimento, pois, este sim é o que nos liberta das algemas da limitação e mesmice. porém entendo que ter conhecimento é ser destacar entre os demais, de forma positiva, claro! Temos a seguinte frase de Albert Einstein que faz referência ao tema: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".