O presente estudo tem por objetivo discutir sobre a linguagem do desenho e o espaço que ela ocupa em práticas pedagógicas da Educação Infantil. Para tanto, tomamos como referência um projeto de Estagio Supervisionado, neste nível de educação, oferecido pelo curso de Pedagogia da UEPB. Trata-se do PAID – Projeto de Atuação e Intervenção Docente, intitulado: “A linguagem do desenho e sua importância no desenvolvimento de crianças da pré-escola”, realizado no primeiro semestre do ano de 2016, envolvendo 15 crianças entre 04 a 05 anos de idade. O referido projeto tinha o objetivo maior de favorecer espaços para exploração da linguagem do desenho, no sentido de analisar a relevância desta linguagem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Durante todo o processo de desenvolvimento do PAID, registramos as experiências através de fotos e de registros em diário de campo, os quais foram considerados instrumentos importantes para as nossas análises. O Estágio Supervisionado foi realizado na escola Fundação Sementes de Vida, localizada na rua Dr. Joaquim Amorim, no bairro do Catolé, em Campina Grande - PB. A escola atende turmas da Pré-Escola em tempo integral, e do Ensino Fundamental I apenas no turno da manhã. A instituição oferece, para as crianças da Educação Infantil, atividades pedagógicas pela manhã e à tarde oficinas de capoeira e música. Em um dos dias de Estágio, presenciamos a oficina de música e percebemos o quanto as crianças gostam, participam e ficam mais calmas, pois é algo que lhes chamam a atenção, que lhes dar prazer. A Escola Fundação Sementes de Vida foi inaugurada em Outubro de 2001, sem fins lucrativos. Segundo a cartilha, cuja característica é de informar qual o projeto pedagógico da escola, diz que a sua finalidade é “desenvolver ações voltadas para a promoção social do indivíduo em situação de carência, favorecendo condições para o seu desenvolvimento social, psíquico, emocional e espiritual”. A Fundação Sementes de Vida é uma instituição que se define como uma Organização não Governamental – ONG, tendo sede e foro na cidade de Campina Grande-PB, sua estrutura física pertence a uma fundação Espírita, cabendo ao estado, o papel de mantenedora e provedora dos recursos públicos, ou seja, o prédio onde funciona a escola pertence ao centro Espírita, mas é administrada pela prefeitura da cidade. O espaço físico da escola conta com uma secretaria, uma diretoria, uma cozinha acoplada com a dispensa, um refeitório, quatro banheiros, uma quadra esportiva, um laboratório de Internet, uma sala de vídeo, quatro salas de aula, um pátio onde as crianças podem brincar nos dias de chuva ou quando o sol está muito forte, e um amplo espaço ao redor da escola para realização de atividades físicas ou outras atividades. A escola ainda possui consultórios odontológicos e outros que atendem crianças da escola e da comunidade. Sabemos que uma escola de qualidade deve proporcionar aos educandos um espaço de aprendizagem e acima de tudo um espaço de convivência com o outro de forma pacífica e respeitando o direito de ser do outro.