O NEGRO NO CINEMA E NA SALA DE AULA: REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DO FILME “QUANTO VALE OU É POR QUILO?”
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31313 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "O NEGRO NO CINEMA E NA SALA DE AULA: REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DO FILME “QUANTO VALE OU É POR QUILO?”" "resumo" => "O filme “Quanto Vale ou é Por Quilo?”, de Sérgio Bianchi, lançado em 2005, contempla em seu enredo uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração social da miséria que constitui uma solidariedade de fachada. Inspirado no conto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, o filme explora as desigualdades raciais e sociais. Tomado com uma representação de realidades sociais complexas analisaremos a produção enfatizando a importância da sua utilização na prática docente. Sendo assim, esclarecemos que neste artigo buscamos analisar questões que se apresentam à prática docente que busca um ensino nas tessituras da Lei 10.639, conforme previsto desde 2003. Para tanto, consideramos o diálogo estabelecido entre a prática docente e a diversidade étnico-racial que precisa permear o Ensino de História, a prática dos seus educadores. Com a pretensão de atender aos objetivos já citados, ao longo deste estudo, utilizaremos revisões bibliográficas com a finalidade de legitimarmos a importância da realização da discussão que propomos. Então, informamos que o presente texto convida o leitor a refletir sobre as questões étnico-raciais nas aulas de história, por meio da utilização metodológica do filme “Quanto Vale ou é Por Quilo?”, tornando-se algo que, assim com as diferenças, precisa ser discutido e problematizado pelos professores, pensando as práticas educativas que contemplam as diferenças e discutem a necessidade de ações afirmativas que valorizem os educandos negros que compõem os sistemas de ensino, fortalecendo o respeito à diversidade e promovendo a construção da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, DIRETRIZES, ENSINO, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID345_21082017231004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecidabarbosa20@gmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31313 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "O NEGRO NO CINEMA E NA SALA DE AULA: REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL A PARTIR DO FILME “QUANTO VALE OU É POR QUILO?”" "resumo" => "O filme “Quanto Vale ou é Por Quilo?”, de Sérgio Bianchi, lançado em 2005, contempla em seu enredo uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração social da miséria que constitui uma solidariedade de fachada. Inspirado no conto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, o filme explora as desigualdades raciais e sociais. Tomado com uma representação de realidades sociais complexas analisaremos a produção enfatizando a importância da sua utilização na prática docente. Sendo assim, esclarecemos que neste artigo buscamos analisar questões que se apresentam à prática docente que busca um ensino nas tessituras da Lei 10.639, conforme previsto desde 2003. Para tanto, consideramos o diálogo estabelecido entre a prática docente e a diversidade étnico-racial que precisa permear o Ensino de História, a prática dos seus educadores. Com a pretensão de atender aos objetivos já citados, ao longo deste estudo, utilizaremos revisões bibliográficas com a finalidade de legitimarmos a importância da realização da discussão que propomos. Então, informamos que o presente texto convida o leitor a refletir sobre as questões étnico-raciais nas aulas de história, por meio da utilização metodológica do filme “Quanto Vale ou é Por Quilo?”, tornando-se algo que, assim com as diferenças, precisa ser discutido e problematizado pelos professores, pensando as práticas educativas que contemplam as diferenças e discutem a necessidade de ações afirmativas que valorizem os educandos negros que compõem os sistemas de ensino, fortalecendo o respeito à diversidade e promovendo a construção da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação" "palavra_chave" => "LEI 10.639/03, DIRETRIZES, ENSINO, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID345_21082017231004.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecidabarbosa20@gmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }