O presente artigo tem como objetivo analisar o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem através de uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a educação infantil, assim como também mostrar a importância dos jogos lúdicos no ensino para formação de cidadãos críticos e conscientes, pois a escola desempenha um papel intrínseco no desenvolvimento cognitivo humano e social, no qual deve ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos, motor, neuro afetivo e social. Portanto uma criança que não obtiver uma educação infantil de qualidade será um adulto sem criatividade e meios de enfrentar e solucionar problemas encontrados. Nesse sentido o lúdico é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida da criança. Desse modo o professor deve ser atuante e dinâmico, deve ter consciência da importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sendo que este deve criar situações que propicie e incentive o aprendizado do docente. Notamos que o lúdico é um processo que enriquece o aprender e auxilia as crianças situações abstratas e formais tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e prazerosas