Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA TURMA DE MATERNAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÁTICA DOCENTE, RELATO DE EXPERIÊNCIA Pôster (PO) GD06 - Formação de Professores
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é resultado da vivência do Estágio IV, especificamente do desenvolvimento do Projeto de Atuação e Intervenção Docente, PAID, em uma Unidade Creche de Educação Infantil, localizada na área periférica da cidade de Campina Grande-PB. Temos por objetivo geral analisar como a contação de histórias em uma turma de maternal I pode desenvolver a criança de 02 e 03 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e intelectuais, para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: apresentar a metodologia utilizada; estabelecer um diálogo entre a teoria estudada e a realidade observadavivenciada; e trazer algumas contribuições a nossa prática docente. Como uma forma de fundamentarmos o nosso trabalho, buscamos aporte teórico em: Sisto; Faria (2009) e, em alguns documentos oficiais: Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) e Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação (2006. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tomando como referencial a proposta de Lima e Garrido (2006), as quais concebem campo de estágio como um espaço de vivência e atuação do professor em formação. A contação de histórias constitui-se como um instrumento pedagógico que possibilita a criança o desenvolvimento da criatividade, a interação com as outras crianças, como também com a professora que conta a história. Diante do envolvimento e desenvolvimento no/do PAID, tivemos a oportunidade de compreender-vivenciar a importância da contação de histórias para crianças de 02 e 03 anos de idade no desenvolvimento de seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e intelectuais. Tal vivência nos deu a possibilidade de (re) elaborar o nosso fazer docente.

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