O presente trabalho é resultado da vivência do Estágio IV, especificamente do
desenvolvimento do Projeto de Atuação e Intervenção Docente, PAID, em uma Unidade
Creche de Educação Infantil, localizada na área periférica da cidade de Campina Grande-PB.
Temos por objetivo geral analisar como a contação de histórias em uma turma de maternal I
pode desenvolver a criança de 02 e 03 anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos,
sociais e intelectuais, para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos: apresentar a
metodologia utilizada; estabelecer um diálogo entre a teoria estudada e a realidade observadavivenciada;
e trazer algumas contribuições a nossa prática docente. Como uma forma de
fundamentarmos o nosso trabalho, buscamos aporte teórico em: Sisto; Faria (2009) e, em
alguns documentos oficiais: Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998) e
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à
educação (2006. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tomando como referencial a
proposta de Lima e Garrido (2006), as quais concebem campo de estágio como um espaço de
vivência e atuação do professor em formação. A contação de histórias constitui-se como um
instrumento pedagógico que possibilita a criança o desenvolvimento da criatividade, a
interação com as outras crianças, como também com a professora que conta a história. Diante do
envolvimento e desenvolvimento no/do PAID, tivemos a oportunidade de compreender-vivenciar
a importância da contação de histórias para crianças de 02 e 03 anos de idade no
desenvolvimento de seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e intelectuais. Tal vivência
nos deu a possibilidade de (re) elaborar o nosso fazer docente.