O presente trabalho debate o novo método de ensino com o uso de jogos, tema este primordial para desenvolver novos meios pedagógicos baseados no uso de jogos, que visam despertar interesse, curiosidade e prazer. O desenvolvimento desse estudo surgiu das dificuldades encontradas no processo de ensino da Matemática com o desejo de experimentar novas estratégias de ensino, ajudando para essa prática pedagógica que é de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, mas que é pouco explorada pelos docentes. Sendo assim, podemos considerar como objetivo principal apresentar elementos, que facilitam o ensino e aprendizagem da Matemática, elaborando novas estratégias de ensino, como a aplicação de jogos, estimulando os docentes a adotarem uma metodologia mais flexiva, oferecendo-lhes propostas de atividades lúdicas para serem trabalhadas em sala de aula, ao mesmo tempo em que possibilita ao aluno desenvolver seu raciocínio e suas habilidades. Tendo os jogos matemáticos como uma das alternativas metodológicas, buscando sua origem na educação, desde a antiguidade até os dias atuais. Em sequência, tem-se o jogo na educação: aspectos didáticos-metodológico do jogo na Educação Matemática através de representações e características por diversos autores e sua relevância no desenvolvimento do ensino da Matemática como instrumento de aprendizagem. Finalizando, realizou-se uma pesquisa, desenvolvida na escola da rede pública municipal de Junqueiro, Alagoas, onde foram aplicados jogos matemáticos. Levando-se em consideração dois objetivos: motivação para aprender e fixação de conceitos já adquiridos, onde se constatou as dificuldades de aprendizagem desenvolvidas pelo professor utilizando uma metodologia tradicional em relação ao ensino de Matemática.