O ENSINO SOBRE LESÕES POR PRESSÃO NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E PROPOSTAS DE MUDANÇAS NA MATRIZ CURRICULAR
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Assim, torna-se imprescindível que o acadêmico de enfermagem aproprie-se da temática e aprenda a planejar os cuidados preventivos, durante a sua formação, para contribuir com a redução dessas lesões. Objetivo: Analisar a percepção de acadêmicos de Enfermagem em relação ao ensino sobre lesões por pressão durante seu curso de graduação; Apreender sugestões dos estudantes para melhorar a aprendizagem sobre lesões por pressão, considerando a matriz curricular do curso. Metodologia: Pesquisa exploratória, prospectiva, de abordagem quanti-qualitativa. A amostra constou de 37 acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, que responderam a um questionário referente a aspectos sociodemográficos e às lesões por pressão. Resultados: Todos os acadêmicos (100,0%) receberam informações sobre a lesão por pressão nas disciplinas do curso, principalmente Semiologia e Semiotécnica II (40,5%) e Enfermagem Cirúrgica (35,1), e por meio de buscas de informações com enfermeiros (59,5%) e em artigos científicos (51,4%). A maioria (56,8%) mencionou que os conhecimentos adquiridos durante o curso relativo à temática são insuficientes. Para melhorar o ensino sobre o tema 43,2% sugeriram a inclusão da disciplina Avaliação e Tratamento de Feridas na grade curricular obrigatória do Curso. Considerações finais: Os graduandos de enfermagem necessitam de uma abordagem ampla sobre a lesão por pressão, durante a formação, já que irão se deparar cotidianamente com situações de vulnerabilidade dos pacientes, devendo mantê-los isentos desse problema. 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