Atualmente, diversos estudos apresentam discussões sobre a importância da execução de estratégias de ensino que desperte e mobilize o interesse do estudante para os conteúdos curriculares ministrados em sala de aula. Sendo assim as atividades e ou estratégias de ensino são definidas como situações variadas, criadas pelo docente para viabilizar aos estudantes a interação com o conhecimento, usando-se para isso diversas práticas educativas em anatomia humana. Este relato de experiência objetivou-se mostrar a relevância no processo de ensino e aprendizagem com o uso dos roteiros para aulas práticas de anatomia humana usou-se para isso uma pesquisa bibliográfica sistematizada desenvolvida com produção científica indexadas nas bases eletrônicas de dados do Google Acadêmico e Scielo. Questionários aplicados nas turmas de anatomia humana e bases anatômicas de medicina e fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco localizado no centro de ciências biológicas e saúde da cidade do Recife Pernambuco, vários estudos têm sido desenvolvidos abordando métodos alternativos para o estudo desta disciplina, e tem mostrado eficácia no processo ensino- aprendizagem. Para tanto, o uso destas ferramentas de ensino deve ser adotado, não só porque os acadêmicos estão abraçando seu uso, mas por suas potencialidades inerentes e impulsionar o aprendizado com essa pratica educativa em sala de aula.