O trabalho com a Álgebra pode ser iniciado nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim, este artigo, tem como propósito trazer algumas reflexões sobre o pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como também, apresentar algumas sugestões de atividades que favorecem o trabalho com a Álgebra nesse nível da educação básica. O estudo busca se fundamentar nas pesquisas dos campos teóricos da Educação e Educação Matemática, principalmente em alguns autores que pesquisam sobre o pensamento algébrico. Entende-se que trabalhar com atividades que exploram regularidades, generalizações, estabelecem relações, investigações em matemática e proposição de resolução de problemas são formas as quais contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos sujeitos aprendizes. Esses tipos de atividades requerem a atuação de um profissional que conceba o aprendizado dos conceitos algébricos como além da manipulação de símbolos, equações e expressões. Ademais, o artigo corrobora estudos os quais provam que é possível começar a explorar álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de atividades desafiadoras nas quais docentes e discentes atuam ativamente.