REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31593 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "A inserção das tecnologias na educação pode ocorrer em três níveis: aprender, usar e integrar. O primeiro refere-se ao conhecer as tecnologias digitais; o segundo trata-se do uso diretamente no processo da construção do conhecimento e o terceiro nível são os resultados das contribuições de suas funcionalidades na educação. Neste contexto apresenta-se uma revisão bibliográfica conforme propõe Gil (2010) que reflete sobre as implicações da cultura digital no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto utiliza-se embasamentos em pesquisadores e autores como Castells (1999) com contribuições sobre a sociedade em rede; Cavalcante Filho (2016) sobre tecnologias nas escolas públicas e Nóvoa (2012) sobre formação docente. Constatou-se como resultados a necessidade da atualização das práxis pedagógicas do corpo docente no inserção dos recursos digitais dentro da sala de aula, pois os indivíduos que compõem a escola estão conectados, porém a usabilidade para fins educativos ainda é um défice. Pois a utilização dos meios digitais beneficia o processo de construção do conhecimento pela sua versatilidade e funcionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, PRÁXIS DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID73_21082017201317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS" "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31593 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "A inserção das tecnologias na educação pode ocorrer em três níveis: aprender, usar e integrar. O primeiro refere-se ao conhecer as tecnologias digitais; o segundo trata-se do uso diretamente no processo da construção do conhecimento e o terceiro nível são os resultados das contribuições de suas funcionalidades na educação. Neste contexto apresenta-se uma revisão bibliográfica conforme propõe Gil (2010) que reflete sobre as implicações da cultura digital no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto utiliza-se embasamentos em pesquisadores e autores como Castells (1999) com contribuições sobre a sociedade em rede; Cavalcante Filho (2016) sobre tecnologias nas escolas públicas e Nóvoa (2012) sobre formação docente. Constatou-se como resultados a necessidade da atualização das práxis pedagógicas do corpo docente no inserção dos recursos digitais dentro da sala de aula, pois os indivíduos que compõem a escola estão conectados, porém a usabilidade para fins educativos ainda é um défice. Pois a utilização dos meios digitais beneficia o processo de construção do conhecimento pela sua versatilidade e funcionalidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, PRÁXIS DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA16_ID73_21082017201317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS" "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }