A inserção das tecnologias na educação pode ocorrer em três níveis: aprender, usar e integrar. O primeiro refere-se ao conhecer as tecnologias digitais; o segundo trata-se do uso diretamente no processo da construção do conhecimento e o terceiro nível são os resultados das contribuições de suas funcionalidades na educação. Neste contexto apresenta-se uma revisão bibliográfica conforme propõe Gil (2010) que reflete sobre as implicações da cultura digital no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto utiliza-se embasamentos em pesquisadores e autores como Castells (1999) com contribuições sobre a sociedade em rede; Cavalcante Filho (2016) sobre tecnologias nas escolas públicas e Nóvoa (2012) sobre formação docente. Constatou-se como resultados a necessidade da atualização das práxis pedagógicas do corpo docente no inserção dos recursos digitais dentro da sala de aula, pois os indivíduos que compõem a escola estão conectados, porém a usabilidade para fins educativos ainda é um défice. Pois a utilização dos meios digitais beneficia o processo de construção do conhecimento pela sua versatilidade e funcionalidades.