O Linux é um sistema capaz de dinamizar a aula e proporcionar aos docentes o uso de ferramentas inovadoras que auxiliem sua prática. Assim, precisamos compreender esse contexto e buscar elementos que possam superar as dificuldades enfrentadas pelos docentes. O Censo 2013 da Educação Básica, mostra que 80,6% das escolas da Rede Pública de Ensino possuem laboratórios de informática. Entretanto, temos observado que os docentes ainda não possuem a apropriação necessária para inclui-los em sua prática pedagógica. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo compreender como os professores enfrentam o desafio de se tornarem usuários do Linux e quais fatores contribuem para que o Linux não tenha se tornado uma possibilidade pedagógica. Para tanto, o presente estudo teve como instrumento de pesquisa observações diretas de reuniões e atividades de formação, além da aplicação de um questionário a 10 docentes das escolas públicas municipais de Mossoró que estavam participando de formação no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). A pesquisa apontou que os docentes sentem a necessidade de um aprimoramento na maneira como a formação está sendo empregada no NTE, pois 50% deles afirmaram se sentirem razoavelmente preparados para o uso de tecnologias. Percebemos dificuldades por parte das instituições de ensino do município em realizar a manutenção dos ambientes de informática. Assim, para que o Linux torne-se uma ferramenta presente nas práticas pedagógicas das Escolas Públicas, faz-se necessário um alinhamento entre a formação realizada e a adequada disponibilidade de equipamentos que possibilite aos docentes a realização de suas atividades.