Introdução: O observatório é um dispositivo de observação criado por organismos, para acompanhar a evolução de um fenômeno, de um domínio ou de um tema estratégico, no tempo e no espaço. Considera-se que os observatórios como organismos sociais colegiados e integrados de forma plural, que possui como objetivo facilitar o acesso público à informação favorecendo a tomada de decisões por parte das autoridades responsáveis.
Objetivo: O objetivo desse estudo é relatar a experiência de criação do Observatório Paraibano de Política e Sistemas de Saúde, no âmbito da Universidade estadual da Paraíba.
Resultados e Discussão: Para operacionalização do observatório, inicialmente foram realizadas oficinas com docente e discentes envolvidos no programa visando a capacitação do grupo de modo a promover nivelamento sobre temática e para planejamento das atividades com foco nos eixos temáticos do observatório. Em seguida, foram estudados vários observatórios brasileiros e internacionais para buscar um padrão que se adequasse ao cenário local. No contexto institucional, o observatório caracteriza-se como um espaço para formação discente, onde será possível promover a articulação teoria-prática, de modo a proporcionar ao discente a oportunidade de experimentar, de forma mais efetiva, a aplicação do conhecimento teórico em uma realidade concreta. Como resposta à sociedade, por meio do observatório é possível fortalecer os sistemas de informação/comunicação, educação, saúde e cidadania na sistematização dos dados e divulgação dos resultados obtidos na articulação entre a extensão, o ensino e a pesquisa no âmbito do estado, em interlocução com a região nordeste, por meio de IES parcerias da RENOPSS.
Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza descritiva tipo relato de experiência acerca da criação do Observatório Paraibano de Políticas e Sistemas de Saúde, a partir da vivência de docentes e discentes envolvidos no programa.
Conclusão: Espera-se que o Observatório Paraibano de Política e Sistemas de Saúde possa tornar-se instrumento de democratização da informação e da veiculação desse conjunto de opiniões sobre o processo político, favorecer a inclusão social na medida em que abre espaço para os diversos atores sociais e, finalmente, servir de instrumento pedagógico e estímulo à capacidade crítica e reflexiva dos alunos, importante para seu processo de formação.