Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, DEFICIÊNCIA VISUAL Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Embora seja um direito instituído pela legislação, muitas vezes o ensino regular e as instituições especializadas no atendimento de deficientes não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. A discussão sobre a inclusão de deficientes no contexto educacional ainda é bastante complexa, e a carência de pesquisas no campo acadêmico que se aproximem com a prática são fatores relevantes na compreensão dessa temática. Neste estudo, abordaremos apenas a deficiência visual, buscando contextualizá-la a partir de reflexões sobre a identificação do perfil e de conhecimentos matemáticos prévios de crianças cegas. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre conteúdos básicos do eixo de Números na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser de caráter exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 8 estudantes deficientes visuais matriculados nos 4º e 5° ano do Ensino Fundamental, que são atendidos por uma Instituição pública de apoio a deficientes visuais do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a junho do ano corrente, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos que envolveram o eixo Números. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na construção e na resolução de cálculos matemáticos com relação aos estudantes, bem como o desenvolvimento de prática de ensino de matemática de duas cursistas, bolsistas do curso de Pedagogia. Concluímos que o estudo colaborou a formação acadêmica aos participantes e possibilitou a reflexão da equipe com relação a aspectos da melhoria da qualidade na Educação Básica ofertada aos estudantes deficientes de nosso Estado.

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