ANTERO, Katia Farias et al.. Projeto pedagógico: práticas motivadoras. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31385>. Acesso em: 23/12/2024 00:34
Sem dúvida, os trabalhos na escola voltados para a aplicação de projetos pedagógicos vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário educacional. A propagação de sua aplicabilidade tem instigado ao professor a buscar novas metodologias que visem suprir as necessidades dos alunos e as ações pedagógicas partindo de projetos motivam os aprendizes a transformar as informações em conhecimentos. Assim, o objetivo do nosso trabalho é discutir sobre a relevância de explorar projetos pedagógicos na escola partindo da metodologia aplicada durante um projeto denominado De onde vem o leite? Participaram como sujeitos da investigação uma professora junto aos seus 38 alunos de ambos os sexos do 2º ano. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada de ensino que fica localizada na cidade de Queimadas – PB. Durante a investigação realizamos observações in lócus, conversas informais, estudos bibliográficos, registros de imagens através máquina fotográfica, dentre outros. Reportamos-nos às contribuições de autores da área que pudessem subsidiar os dados que foram colhidos. Todo o estudo foi realizado durante o período de um mês. A pesquisa já concluída revelou que quando o professor envolve os alunos com atividades que fazem parte de um projeto pedagógico, a aprendizagem se torna mais significativas e atraentes aos olhos discentes e também o próprio profissional de ensino sente-se motivado a sondar novos possíveis projetos para aplicá-los em sala de aula, tendo em vista o envolvimento e aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Trabalhos como esses são de grande relevância para todos aqueles que se interessam sobre como o professor pode desenvolver ações metodológicas partindo de projeto pedagógico com crianças.