Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ, ENSINO MÉDIO INTEGRADO Comunicação Oral (CO) GD09 - História da Educação
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico das políticas públicas para o ensino médio integrado (EMI) à educação profissional na rede estadual do estado do Ceará a partir das diretrizes contidas na Lei Federal nº 11.741/2008 que altera dispositivos da Lei nº 9.394/1996, bem como refletir sobre a filosofia de gestão das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) inspirada na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) e sua relação com a formação humana integral. O processo investigativo se deu por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos oficiais e dados fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A partir de nossa análise, pudemos compreender o percurso histórico das políticas públicas voltadas para a educação profissional integrada ao ensino médio no estado do Ceará bem como, entender como se deu o processo de implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional no Estado do Ceará (EEEPs) e sua filosofia de gestão empresarial. Concluímos que houve um avanço na expansão da educação profissional na rede estadual, embora a formação humana integral não tenha tido tanta ênfase quanto à filosofia de gestão empresarial presente nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. A integração entre o ensino profissional e o ensino médio foi um avanço que se fortaleceu por meio da expansão da rede estadual de educação profissional no Estado do Ceará, entretanto, percebemos que a filosofia presente na Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) direciona os estudantes para as novas exigências do capital de inserção no mercado de trabalho afastando-os da possibilidade de uma formação humana integral.

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