Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CINE PATRIMONIAL ITINERANTE NA PARAÍBA

Palavra-chaves: CINE PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, CULTURA, COMUNIDADE, COMUNIDADE Comunicação Oral (CO) GD02 - Educação Popular e Saúde: reflexões sobre as potencialidades e desafios nas práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31559
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CINE PATRIMONIAL ITINERANTE NA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiências da segunda fase do projeto de extensão Cine Patrimonial, que ocorreu no Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE) entre novembro de 2014 e dezembro de 2015. O objetivo principal era aproximar a comunidade do museu promovendo debates sobre cultura e patrimônio. Aportando-nos de conceitos e metodologias usadas na Educação Patrimonial, notadamente em Horta, e de noções de cultura que nos aproximaram de Malinowski e Geertz, realizamos dez sessões do Cine: cinco ocorreram no espaço do próprio Museu, outras cinco, as últimas, foram itinerantes, levando o debate para além dos espaços da cidade de Campina Grande - PB, onde a fase fixa ocorreu. Importa a nós, nesse texto, esta segunda fase. O Cine atingiu um público maior do que se esperava, chegando a ter mais de 80 pessoas em algumas sessões e atingiu os resultados almejados: levar a comunidade para conhecer os museus e trocar ideias sobre patrimônio, cultura e preservação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD02 - Educação Popular e Saúde: reflexões sobre as potencialidades e desafios nas práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "CINE PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, CULTURA, COMUNIDADE, COMUNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA2_ID764_14082017230527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA MONTEIRO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA"
    "autor_email" => "anacarolina.mont@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31559
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DEBATE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO CINE PATRIMONIAL ITINERANTE NA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este artigo é um relato de experiências da segunda fase do projeto de extensão Cine Patrimonial, que ocorreu no Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE) entre novembro de 2014 e dezembro de 2015. O objetivo principal era aproximar a comunidade do museu promovendo debates sobre cultura e patrimônio. Aportando-nos de conceitos e metodologias usadas na Educação Patrimonial, notadamente em Horta, e de noções de cultura que nos aproximaram de Malinowski e Geertz, realizamos dez sessões do Cine: cinco ocorreram no espaço do próprio Museu, outras cinco, as últimas, foram itinerantes, levando o debate para além dos espaços da cidade de Campina Grande - PB, onde a fase fixa ocorreu. Importa a nós, nesse texto, esta segunda fase. O Cine atingiu um público maior do que se esperava, chegando a ter mais de 80 pessoas em algumas sessões e atingiu os resultados almejados: levar a comunidade para conhecer os museus e trocar ideias sobre patrimônio, cultura e preservação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD02 - Educação Popular e Saúde: reflexões sobre as potencialidades e desafios nas práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "CINE PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, CULTURA, COMUNIDADE, COMUNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA2_ID764_14082017230527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA MONTEIRO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA"
    "autor_email" => "anacarolina.mont@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo é um relato de experiências da segunda fase do projeto de extensão Cine Patrimonial, que ocorreu no Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) da Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE) entre novembro de 2014 e dezembro de 2015. O objetivo principal era aproximar a comunidade do museu promovendo debates sobre cultura e patrimônio. Aportando-nos de conceitos e metodologias usadas na Educação Patrimonial, notadamente em Horta, e de noções de cultura que nos aproximaram de Malinowski e Geertz, realizamos dez sessões do Cine: cinco ocorreram no espaço do próprio Museu, outras cinco, as últimas, foram itinerantes, levando o debate para além dos espaços da cidade de Campina Grande - PB, onde a fase fixa ocorreu. Importa a nós, nesse texto, esta segunda fase. O Cine atingiu um público maior do que se esperava, chegando a ter mais de 80 pessoas em algumas sessões e atingiu os resultados almejados: levar a comunidade para conhecer os museus e trocar ideias sobre patrimônio, cultura e preservação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.