COMBATENDO EVASÃO ESCOLAR COM PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31118 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "COMBATENDO EVASÃO ESCOLAR COM PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "Resumo: A construção do projeto de vida estabelece a conexão entre passado, presente e futuro, partindo do autoconhecimento e da compreensão das condições reais da existência para definição de objetivos a serem alcançados, sendo este um processo de desenvolvimento pessoal e social que permite maior consciência do viver. Este artigo trata do relato de experiência de estudantes de Psicologia, cujo objetivo foi despertar a motivação de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à escola, a partir da reflexão sobre seu projeto de vida. Além disso, objetivou-se, também, promover a reflexão sobre a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, oportunizar aos alunos maior clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e respaldá-los sobre a importância da educação formal para o crescimento pessoal e profissional. Participaram dos encontros aproximadamente trinta alunos de uma escola municipal de Campina Grande, matriculados nos ciclos de ensino fundamental, na faixa etária de 18 a 50 anos. As intervenções ocorreram no total de seis encontros, iniciando com o mapeamento institucional para levantamento da demanda junto à equipe técnico-pedagógica, em que foi possível chegar à problemática que deu origem ao projeto: a evasão escolar. Os encontros com os alunos foram facilitados por dinâmicas, rodas de conversa e exibição de vídeos acerca da temática “projeto de vida”. Foram alcançados resultados expressivos, abstraídos da fala dos participantes no encontro de devolutiva; esses relataram uma melhor compreensão e clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Vislumbraram, ainda, projetar melhorias no âmbito familiar a partir da conscientização acerca dos estudos. Inicialmente foram observadas as dificuldades dos alunos de se expressarem e até mesmo de compartilharem com o grupo seus sonhos, alguns comentavam não ter sonhos, nem pretensões para continuar os estudos e futuramente ter uma formação superior, outros não tinham ideia de que profissão escolher; no decorrer dos encontros essas dificuldades começaram a ser superadas, sendo possível observar a evolução dos alunos na capacidade de se expressarem e de organizarem suas idéias. Conclui-se destacando a importância do psicólogo na escola que, propiciando intervenções psicológicas preventivas no contexto educacional, pode contribuir para transformar a escola em rede de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem dos estudantes e para a superação de fenômenos sociais que distanciam as pessoas da realização dos seus projetos de vida, como os que levam à evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA, PROJETO DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1073_22082017000008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KERCIA MIRELY VIEIRA COSTA " "autor_nome_curto" => "KERCIA MIRELY" "autor_email" => "kerciamirely@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31118 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 476 "inscrito_id" => 1073 "titulo" => "COMBATENDO EVASÃO ESCOLAR COM PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "Resumo: A construção do projeto de vida estabelece a conexão entre passado, presente e futuro, partindo do autoconhecimento e da compreensão das condições reais da existência para definição de objetivos a serem alcançados, sendo este um processo de desenvolvimento pessoal e social que permite maior consciência do viver. Este artigo trata do relato de experiência de estudantes de Psicologia, cujo objetivo foi despertar a motivação de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à escola, a partir da reflexão sobre seu projeto de vida. Além disso, objetivou-se, também, promover a reflexão sobre a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, oportunizar aos alunos maior clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e respaldá-los sobre a importância da educação formal para o crescimento pessoal e profissional. Participaram dos encontros aproximadamente trinta alunos de uma escola municipal de Campina Grande, matriculados nos ciclos de ensino fundamental, na faixa etária de 18 a 50 anos. As intervenções ocorreram no total de seis encontros, iniciando com o mapeamento institucional para levantamento da demanda junto à equipe técnico-pedagógica, em que foi possível chegar à problemática que deu origem ao projeto: a evasão escolar. Os encontros com os alunos foram facilitados por dinâmicas, rodas de conversa e exibição de vídeos acerca da temática “projeto de vida”. Foram alcançados resultados expressivos, abstraídos da fala dos participantes no encontro de devolutiva; esses relataram uma melhor compreensão e clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Vislumbraram, ainda, projetar melhorias no âmbito familiar a partir da conscientização acerca dos estudos. Inicialmente foram observadas as dificuldades dos alunos de se expressarem e até mesmo de compartilharem com o grupo seus sonhos, alguns comentavam não ter sonhos, nem pretensões para continuar os estudos e futuramente ter uma formação superior, outros não tinham ideia de que profissão escolher; no decorrer dos encontros essas dificuldades começaram a ser superadas, sendo possível observar a evolução dos alunos na capacidade de se expressarem e de organizarem suas idéias. Conclui-se destacando a importância do psicólogo na escola que, propiciando intervenções psicológicas preventivas no contexto educacional, pode contribuir para transformar a escola em rede de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem dos estudantes e para a superação de fenômenos sociais que distanciam as pessoas da realização dos seus projetos de vida, como os que levam à evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA, PROJETO DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1073_22082017000008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KERCIA MIRELY VIEIRA COSTA " "autor_nome_curto" => "KERCIA MIRELY" "autor_email" => "kerciamirely@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }