Resumo: A construção do projeto de vida estabelece a conexão entre passado, presente e futuro, partindo do autoconhecimento e da compreensão das condições reais da existência para definição de objetivos a serem alcançados, sendo este um processo de desenvolvimento pessoal e social que permite maior consciência do viver. Este artigo trata do relato de experiência de estudantes de Psicologia, cujo objetivo foi despertar a motivação de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à escola, a partir da reflexão sobre seu projeto de vida. Além disso, objetivou-se, também, promover a reflexão sobre a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, oportunizar aos alunos maior clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e respaldá-los sobre a importância da educação formal para o crescimento pessoal e profissional. Participaram dos encontros aproximadamente trinta alunos de uma escola municipal de Campina Grande, matriculados nos ciclos de ensino fundamental, na faixa etária de 18 a 50 anos. As intervenções ocorreram no total de seis encontros, iniciando com o mapeamento institucional para levantamento da demanda junto à equipe técnico-pedagógica, em que foi possível chegar à problemática que deu origem ao projeto: a evasão escolar. Os encontros com os alunos foram facilitados por dinâmicas, rodas de conversa e exibição de vídeos acerca da temática “projeto de vida”. Foram alcançados resultados expressivos, abstraídos da fala dos participantes no encontro de devolutiva; esses relataram uma melhor compreensão e clareza no estabelecimento de metas e estratégias na construção do projeto de vida e a importância de manter-se na escola para alcançar objetivos no futuro, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Vislumbraram, ainda, projetar melhorias no âmbito familiar a partir da conscientização acerca dos estudos. Inicialmente foram observadas as dificuldades dos alunos de se expressarem e até mesmo de compartilharem com o grupo seus sonhos, alguns comentavam não ter sonhos, nem pretensões para continuar os estudos e futuramente ter uma formação superior, outros não tinham ideia de que profissão escolher; no decorrer dos encontros essas dificuldades começaram a ser superadas, sendo possível observar a evolução dos alunos na capacidade de se expressarem e de organizarem suas idéias. Conclui-se destacando a importância do psicólogo na escola que, propiciando intervenções psicológicas preventivas no contexto educacional, pode contribuir para transformar a escola em rede de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem dos estudantes e para a superação de fenômenos sociais que distanciam as pessoas da realização dos seus projetos de vida, como os que levam à evasão escolar.