O presente artigo trata de um estudo sobre as pessoas com deficiência e sua inclusão no ambiente educacional do ensino superior, a partir deste debate, buscamos refletir sobre a história e o campo de atuação do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no sentido de proporcionar as condições necessárias para a permanência dos alunos com deficiência na instituição e na sociedade na qual se inserem. nosso objetivo é, através da investigação do seu Núcleo de Educação Especial – NEDESP, entender a realidade encontrada pelas pessoas com deficiência ao adentrarem no ensino superior e como a implantação de atendimentos educacionais especializados são essenciais para que estes alunos possam desenvolver a sua formação acadêmica da melhor forma possível.Para tal propósito abordamos o contexto educacional enfrentado pelos alunos com deficiência, a forma como iniciativas públicas, como as propostas pelo núcleo e as legislações que se reportam a esta discussão buscaram garantir os direitos destas pessoas. Como referencial teórico este estudo parte das proposições SODRÉ (2005), SANTOS e ARAÚJO (2007) GENTILE (2009) e SILVA (1986), Para subsidiar nossa analise utilizamos como metodologia a perspectiva da história oral, através da técnica da entrevista semiestruturada, como fontes, uma entrevista semiestruturada realizada com um docente da UEPB fundador do núcleo. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que utilizamos como fontes, documentos e legislações que se reportaram ao tema. Entendemos que ainda existe um longo caminho a ser trilhado ruma a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior e como a atuação do NEDESP serve como exemplo na busca pela efetivação de um ensino cada vez menos excludente.